MST em Lagoa Santa: Justiça marca visita técnica a fazenda invadida
Atividade acontecerá nesta segunda (11); comando da PM de Minas e representantes da cidade de Lagoa Santa foram intimados a comparecer

A Justiça agendou, para esta segunda-feira (11), uma visita técnica na fazenda Aroeiras, em Lagoa Santa, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O terreno foi invadido por integrantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST). Representantes do Comando Geral da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) e da cidade de Lagoa Santa foram intimados a comparecer à visita, prevista para começar às 13h.
A decisão que determina a visita na fazenda é assinada pelo juiz Luiz Felipe Sampaio Aranha, da Vara Agrária de Minas Gerais e Acidente de Trabalho da Comarca de Belo Horizonte.
“Por se tratar de litígio coletivo, intimem-se, com urgência e via telefone, a Defensoria Pública e o Ministério Público. Ato contínuo, foi instituída a Comissão de Conflitos Fundiários no âmbito deste tribunal, consoante a portaria conjunta nº1.428/PR/2022, em decorrência da decisão proferida pelo Supremo Tribunal Federal nos autos da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental nº828, cuja finalidade será de apoio operacional, bem como, atuar na elaboração de estratégia de retomada da execução das decisões suspensas de maneira gradual e escalonada, diante de questões de relevância social, que objetivam a promoção da paz social e soluções alternativas dos conflitos fundiários com efetividade, celeridade e economia do dinheiro público”, lê-se em trecho da decisão do magistrado.
“Desta forma, diante da possibilidade de atuação imediata da mencionada comissão, notifique-se a Comissão de Conflitos Fundiários para ciência da presente demanda e adoção das providências cabíveis”, continua o juiz.
Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.
Graduado em Jornalismo, é repórter de Política na Itatiaia. Antes, foi repórter especial do Estado de Minas e participante do podcast de Política do Portal Uai. Tem passagem, também, pelo Superesportes.
Edilene Lopes é jornalista, cientista política, repórter e colunista da Itatiaia e analista da CNN Brasil. Com experiência em coberturas nacionais e internacionais, tem ampla experiência em entrevistas exclusivas com presidentes da República. Foi eleita a melhor repórter de rádio do Brasil pelo Troféu Mulher Imprensa e também venceu o Prêmio Jornalistas Negros +Admirados.




