Belo Horizonte
Itatiaia

Macron condecora cacique Raoni em visita a Belém que marcará reencontro entre Lula e o líder indígena

Líder indígena Raoni Metuktire será condecorado durante visita dos presidentes Lula e Emmanuel Macron à Ilha do Combu, em Belém

Por
Cacique Raoni • Fernando Frazão | Agência Brasil

Há pouco mais de cinco meses, o líder indígena Raoni Metuktire, o cacique Raoni, criticou a atuação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) diante da inação frente às necessidades das populações originárias no país. A avaliação deve ser repetida nesta terça-feira (26), quando os dois se encontrarão durante uma cerimônia na Ilha do Combu, em Belém, quando o cacique será condecorado pelo presidente da França, Emmanuel Macron. O compromisso compõe a agenda da visita do francês ao Brasil para estreitamento dos laços com o Governo Lula (PT) e pressão sobre a agenda ambiental neste ano que antecede a COP-30, marcada para novembro de 2025, no Pará.

O cacique, com quem Lula subiu a rampa do Palácio do Planalto na cerimônia de posse no ano passado, partiu do aeroporto de Brasília nas primeiras horas desta segunda-feira (25) rumo à cidade de Belém. Ele chegou à capital paraense quase no início da tarde, onde aguardará a agenda de terça-feira. A condecoração do cacique pelo presidente da França endossa a relação entre os dois; no ano passado, Macron se encontrou com Raoni, principal representante da luta dos povos indígenas brasileiros. "Estamos atentos ao que nos diz o cacique Raoni há 18 dias da Cúpula de Paris para um novo pacto financeiro global de que o mundo precisa", escreveu Macron à época.

A visita de Macron ao Pará antecede em pouco mais de um ano e oito meses a COP-30. A trigésima edição da Conferência da ONU sobre as Mudanças Climáticas ocorrerá, de forma inédita, em Belém. O encontro é uma das grandes apostas do governo brasileiro liderado por Lula para firmar o Brasil como protagonista nas discussões climática e ambiental no cenário internacional.

Participe dos canais da Itatiaia:

Por

Repórter de política em Brasília. Na Itatiaia desde 2021, foi chefe de reportagem do portal e produziu série especial sobre alimentação escolar financiada pela Jeduca. Antes, repórter de Cidades em O Tempo. Formada em jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais.