Itatiaia

Lula prepara resposta aos EUA e a Bolsonaro em pronunciamento de 7 de setembro

Discurso vai ao ar no sábado, na véspera do feriado da Independência

Por
Em meio a campanha de volta do 'Verde e Amarelo', presidente busca responder a ataques dos EUA e da oposição
Em meio a campanha de volta do 'Verde e Amarelo', presidente busca responder a ataques dos EUA e da oposição

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve usar a cadeia nacional de rádio e televisão, no sábado (6), para enviar um recado direto ao governo dos Estados Unidos e o que ele tem chamado de "traidores da pátria" - brasileiros que tem apoiado as sanções do governo de Donald Trump contra o Brasil, justificadas por uma suposta 'caça às bruxa' contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, que é réu no Supremo Tribunal Federal por tentativa de golpe de estado. O pronunciamento faz parte dos preparativos do governo para as celebrações de 7 de setembro, feriado da Independência.

O recado de Lula tem como alvo direto o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho do ex-presidente Jair Bolsonaro e responsável pela articulação junto ao governo Trump para a aplicação de sanções contra autoridades e instituições brasileiras. O presidente já havia adotado a mesma expressão em reunião ministerial na semana passada, quando classificou tanto Eduardo quanto Jair Bolsonaro como “maiores traidores da pátria”.

Outro ponto previsto é a defesa do Pix, sistema de pagamentos do Banco Central. O mecanismo foi citado pelo governo americano como um dos fatores para justificar a abertura de investigação comercial contra o Brasil, após Trump anunciar tarifa de 50% sobre diversos produtos brasileiros.

Desfile de 7 de setembro

O roteiro da cerimônia inclui três eixos: “Brasil dos Brasileiros", "COP30 e Novo PAC” e “Brasil do Futuro”. Estão previstas apresentações de escolas civis e militares, ações de saúde e meio ambiente, incentivo ao esporte e o tradicional desfile das Forças Armadas, com a participação da Esquadrilha da Fumaça.

A segurança do evento está a cargo de um esforço conjunto entre órgãos do Distrito Federal, o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI) e o Ministério da Defesa. De acordo com o GSI, a coordenação prevê a designação de um Coordenador de Segurança de Área (CSA) pelo Ministério da Defesa. Esse coordenador atua com meios das Forças Armadas e articula a participação de outros órgãos de segurança.

O plano inclui ainda ações preventivas. Segundo o GSI, há monitoramento contínuo de possíveis cenários de risco às autoridades, em cooperação com forças locais. Na prática, a estratégia envolve drones, atiradores de elite e o emprego de cerca de 200 agentes ao longo da Esplanada.

Por

Supervisor da Rádio Itatiaia em Brasília, atua na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas, já teve passagens como repórter e apresentador por Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor dos prêmios CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio

Tópicos
 

 

Belo Horizonte