Lula não deve pedir desculpas à Israel por fala polêmica, indica Celso Amorim
Em entrevista à CNN, ex-chanceler e assessor especial da presidência disse que Israel tem se colocado em posição de isolamento ao manter ataques em Gaza

O pedido de desculpas do presidente Lula, aguardado pelo governo de Israel, pode não acontecer. Nesta segunda-feira (19), em entrevista à CNN, o ex-chanceler e assessor especial da presidência da República, Celso Amorim, afirmou que a questão foi tratada de forma respeitosa, e que é Israel quem tem se colocado em posição de isolamento perante o mundo.
“Sempre tratamos de maneira muito respeitosa e defendemos a solução de dois Estados, mas não tem nada do que se desculpar. Israel é que se coloca numa condição de crescente isolamento”, afirmou Amorim
Em nota emitida na noite de domingo, o Palácio do Planalto reafirmou que o presidente Lula condena igualmente os ataques terroristas promovidos pelo Hamas, e que ‘se opõem a uma reação desproporcional e ao sofrimento de mulheres e crianças na Faixa de Gaza’, finalizou a nota.
“O que está acontecendo na Faixa de Gaza e com o povo palestino não existe nenhum outro momento histórico. Aliás, existiu quando Hitler resolveu matar os judeus”, disse Lula durante coletiva de imprensa em Adis Abeba, capital da Etiópia.
Durante toda a visita ao continente africano, Lula reforçou o posicionamento do Brasil em relação ao conflito, pedindo um imediato cessar-fogo na região e a libertação dos reféns que ainda estão em poder do Hamas. O governo brasileiro tem sido crítico em relação à Organização das Nações Unidas e ao Conselho de Segurança, que não atuaram de forma consistente para impedir a morte de civis no conflito.
Nesta segunda-feira, o governo israelense considerou o presidente brasileiro como persona non grata, ou seja, alguém indesejável no país, até que peça desculpas. Internamente, o presidente tem sido criticado pela oposição e entidades ligadas ao povo judeu.
Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.
Supervisor da Rádio Itatiaia em Brasília, atua na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas, já teve passagens como repórter e apresentador por Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor dos prêmios CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio


