Lula e presidente do México reforçam parceria bilateral e defendem multilateralismo em reunião
Líderes discutiram cooperação em energia, comércio, saúde e inovação, além de defenderem o fortalecimento das instituições internacionais

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a presidente do México, Claudia Sheinbaum, realizaram nesta quarta-feira (10), uma videoconferência para avaliar o andamento das iniciativas de cooperação entre os dois países e definir novas frentes de atuação conjunta. Durante a conversa, que contou com a participação dos chanceleres Mauro Vieira e Roberto Velasco, os dois chefes de Estado destacaram os avanços obtidos nos últimos meses em áreas estratégicas da relação bilateral.
Entre os temas discutidos esteve a cooperação no setor energético. Os líderes ressaltaram iniciativas voltadas à produção de biocombustíveis e trataram da possibilidade de aprofundar a colaboração entre a Petrobras e a estatal mexicana Pemex. Brasil e México também concordaram em ampliar as negociações para revisar e atualizar o marco jurídico que regula as relações comerciais entre os dois países.
A medida faz parte dos esforços para fortalecer o intercâmbio econômico entre as duas maiores economias da América Latina e ampliar oportunidades de investimentos e negócios.
Saúde, ciência e tecnologia
Os presidentes reconheceram ainda os avanços da cooperação bilateral em áreas como saúde, turismo, governança pública, ciência, tecnologia e inovação. Segundo o comunicado divulgado após a reunião, os dois governos pretendem ampliar iniciativas conjuntas voltadas ao desenvolvimento científico e tecnológico.
Lula e Sheinbaum também reafirmaram o compromisso com o multilateralismo, o respeito ao direito internacional, a democracia e o princípio da não ingerência entre os países. Os dois líderes manifestaram apoio ao fim do embargo econômico contra Cuba e demonstraram preocupação com a situação humanitária enfrentada pelo país caribenho.
Além disso, Brasil e México reiteraram apoio à candidatura da ex-presidente chilena Michelle Bachelet ao cargo de secretária-geral das Nações Unidas.
Próximos passos
Como encaminhamento da reunião, os presidentes determinaram que suas equipes diplomáticas organizem nos próximos meses a sexta edição da Comissão Binacional México-Brasil, principal mecanismo de diálogo político e cooperação entre os dois países.
Ao final da conversa, Lula desejou sucesso ao México na organização da Copa do Mundo de 2026, que será realizada conjuntamente por México, Estados Unidos e Canadá.
Aline Pessanha é jornalista, com Pós-graduação em Marketing e Comunicação Integrada pela FACHA - RJ. Possui passagem pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação, como repórter de TV e de rádio, além de ter sido repórter na Inter TV, afiliada da Rede Globo.


