Itatiaia

Itamaraty convoca embaixador argentino e retira representante brasileiro após ataques de Milei

Ministro Mauro Vieira exigiu explicações do governo argentino e chamou o embaixador brasileiro em Buenos Aires para consultas

Por
Itamaraty convoca embaixador argentino e retira representante brasileiro após ataques de Milei
Milei participou de convenção de Flávio Bolsonaro (PL) • Nelson Almeida/ AFP

O Ministério das Relações Exteriores convocou o embaixador da Argentina no Brasil, Daniel Raimondi, na tarde deste domingo (26). O ato foi ordenado pelo ministro Mauro Vieira após o presidente argentino, Javier Milei, ter feito ataques às instituições democráticas e ao governo brasileiro durante agenda privada em São Paulo. Também neste domingo, Vieira, determinou o retorno imediato a Brasília do embaixador do Brasil em Buenos Aires, Julio Bitelli, chamado para consultas.

A reação do Itamaraty ocorre após a visita privada de Milei a São Paulo, realizada no último sábado (25), na convenção de Flávio Bolsonaro (PL). Na ocasião, em discurso, o argentino chamou Lula de presidiário e Moraes de “lixo careca”.

Em nota oficial, o governo brasileiro afirmou que o comportamento do mandatário em solo nacional extrapolou limites do respeito institucional.

"Não há precedentes de um presidente estrangeiro que, em território nacional, enfeixe agressões e ofensas ao Chefe de Estado, às instituições democráticas, inclusive ao Poder Judiciário, e ao povo brasileiro", destacou o Ministério das Relações Exteriores.

O Ministério também classificou o ocorrido como um "episódio infamante", lamentando que a atitude parta do chefe de Estado de um país vizinho com o qual o Brasil mantém 203 anos de amizade, cooperação e uma intensa parceria comercial.

"É especialmente lamentável que esse episódio infamante envolva o presidente de um país com que o Brasil mantém 203 anos de amizade e cooperação e que tem, no Brasil, o seu principal sócio comercial", pontuou o comunicado.

Por

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), Giullia Gurgel é repórter multimídia da Itatiaia. Atualmente escreve para as editorias de Agro e Brasil.

 

 

Belo Horizonte