Itatiaia

Lula deve manter rotina na madrugada para acompanhar reunião do Brics

Longe da Rússia, onde acontece o encontro, presidente deve participar de agendas bilaterais e também acompanhar a reunião da cúpula de líderes - tudo por videoconferência

Por
Diferença de seis horas no fuso horário fará com que o presidente acompanhe as agendas brasileiras na Rússia durante a madrugada • Ricardo Stuckert / PR

Impedido de viajar para a Rússia, onde acontece a reunião da cúpula de líderes do Brics, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve acompanhar os desdobramentos da agenda remotamente, inclusive, podendo participar de agendas bilaterais durante a madrugada, em função da diferença de seis hora no fuso horário entre o Brasil e a cidade de Kazan, onde acontece o encontro.

Em nota, no último domingo (20), após o acidente doméstico que impediu a viagem de Lula, a Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom) informou que o presidente participaria das reuniões por videoconferência.

Além da participação no evento, o Brasil deve ter agendas com importantes parceiros comerciais, como a China e a própria Rússia, que sediará o encontro.

Além de Brasil, China e Rússia, Índia a África do Sul são os outros dois países que compõe o Brics. Esse será o primeiro encontro do grupo desde que foi aceita a entrada da Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia e Irã. A Argentina também foi convidada, mas o presidente Javier Milei rejeitou o convite.

Por

Supervisor da Rádio Itatiaia em Brasília, atua na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas, já teve passagens como repórter e apresentador por Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor dos prêmios CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio

Tópicos
 

 

Belo Horizonte