Lula comemora aprovação da Reforma Tributária no Congresso: ‘Marco histórico’
No X, presidente disse que medida aprovada após 40 anos de discussões pode destravar investimentos e o desenvolvimento da economia

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comemorou nesta quarta-feira (18) a aprovação da regulamentação da Reforma Tributária no Congresso Nacional. Segundo o presidente, após mais de 40 anos de discussões, a conclusão da votação representa um ‘marco histórico’ para o Brasil.
“A aprovação da regulamentação da Reforma Tributária é um marco histórico. Após 40 anos de discussões, conseguimos construir e aprovar uma proposta que vai garantir um sistema tributário mais simples, eficiente, justo e transparente", escreveu Lula.
“É um passo fundamental para impulsionar o desenvolvimento econômico, atrair investimentos, fomentar a competitividade do setor produtivo e reduzir as desigualdades sociais e regionais. Esta é uma conquista coletiva, fruto de diálogo, cooperação e compromisso entre diferentes setores da sociedade, do Poder Executivo e do Congresso Nacional e que posiciona o país em um caminho mais próspero e sustentável", completou o presidente Lula.
O novo modelo de tributação sobre o consumo passará por um período de testes e transição a partir de 2026. A alteração completa do sistema tributário nacional só se dará em 2033, quando serão definitivamente extintos os atuais ICMS e ISS.
Supervisor da Rádio Itatiaia em Brasília, atua na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas, já teve passagens como repórter e apresentador por Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor dos prêmios CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio



