Lira apresenta proposta para conter atritos na Câmara dos Deputados
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), apresentou uma proposta, em reunião com líderes partidários, para apaziguar os ânimos entre parlamentares da base e da oposição em comissões da Casa

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), apresentou uma proposta ao Colégio de Líderes para alterar o Regimento Interno da Câmara e punir parlamentares que se envolverem em atritos em debates em comissões. O anúncio foi feito nesta terça-feira (11) após reunião com líderes partidários, na Residência Oficial da Câmara.
A proposta altera o regimento e cria medidas de suspensão do mandato e exclusão de deputado do trabalho de Comissão com a aplicação de medidas cautelares àqueles que infringirem o Código de Ética. O projeto prevê que caberá à Mesa Diretora adotar as medidas, caso entendam que houve quebra de decoro parlamentar.
A decisão poderá ser referendada, posteriormente, pelo Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara. “Não podemos mais continuar assistindo aos embates quase físicos que vêm ocorrendo na Casa e que desvirtuam o ambiente parlamentar, comprometem o seu caráter democrático e - principalmente - aviltam a imagem do Parlamento na sociedade brasileira”, afirmou Lira.
Repórter da Itatiaia desde 2018. Foi correspondente no Rio de Janeiro por dois anos, e está em Brasília, na cobertura dos Três Poderes, desde setembro de 2020. É formado em Jornalismo pela FACHA (Faculdades Integradas Hélio Alonso), com pós-graduação em Comunicação Eleitoral e Marketing Político.



