Belo Horizonte
Itatiaia

Ex-secretário de Zema vai se reunir com ministro de Lula pra discutir valor da Codemig

Otto Levy, ex-secretário da Fazenda, foi convidado pelo deputado federal Luiz Fernando Faria (PSD-MG) para reunião com Alexandre Silveira, em Brasília

Por
Ex-secretário da Fazenda do Governo de Minas, Otto Levy vai se reunir com Alexandre Silveira  para discutir valorização da Codemig
Ex-secretário da Fazenda do Governo de Minas, Otto Levy vai se reunir com Alexandre Silveira para discutir valorização da Codemig • Clarissa Barçante/ALMG

O ex-secretário da Fazenda de Romeu Zema (Novo), Otto Levy, vai se reunir nesta segunda-feira (20), às 13h30, com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, em Brasília, para apresentar as propostas de venda da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemig) já estudadas pelo governo do estado. O convite foi feito pelo deputado federal, Luiz Fernando Faria (PSD-MG), coordenador da bancada federal mineira.

Levy estava à frente da Secretaria da Fazenda quando o governo de Minas elaborou o projeto de venda de recebíveis de nióbio. Considerado um entendedor do tema, ela vai apontar ao ministro os caminhos para a federalização da Codemig. O ex-secretário vai sugerir uma possibilidade em que a estatal seja mais valorizada e negociada por "um valor justo", como tem defendido o presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). O senador vai apresentar ao presidente Lula, até esta terça-feira (21), uma proposta alternativa ao Regime de Recuperação Fiscal (RFF) apresentado por Zema. Entre as propostas está o repasse de estatais ao governo federal.

Valor da Codemig

O secretário apresentará ao ministro os números levantados. O cálculo feito até então é de que a estatal esteja avaliada em R$ 25 bilhões. Levy vai apontar uma estratégia, que envolve uma negociação com a Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), controlada pelo grupo Moreira Salles), e que pode elevar o valor de venda para R$ 37,5 bilhões.

Por

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista na Itatiaia e analista de política na CNN Brasil. Na rádio, idealizou e conduziu o Podcast "Abrindo o Jogo", que entrevistou os principais nomes da política brasileira. Está entre os jornalistas que mais fizeram entrevistas exclusivas com presidentes da República nos últimos 10 anos, incluindo repetidas vezes Luiz Inácio Lula da Silva e Jair Messias Bolsonaro. Mestre em ciência política pela UFMG, e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México), está na Itatiaia desde 2006, onde também foi também apresentadora. Como repórter, registra no currículo grandes coberturas nacionais e internacionais, incluindo eventos de política, economia e territórios de guerra. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil. Em 2025, venceu o Prêmio Jornalistas Negros +Admirados na categoria Rádio e Texto.