Itatiaia

Zerésima atesta transparência e segurança das urnas eletrônicas antes do início da votação

Procedimento realizado em todas as 55 mil urnas de Minas Gerais comprova a ausência de votos registrados e garante a integridade do processo eleitoral

Por
Urnas eletrônicas passam por processo antes do início da votação
Urnas eletrônicas passam por processo antes do início da votação • Marcelo Camargo/Agência Brasil

Antes do início da votação, todas as 55 mil urnas eletrônicas do estado de Minas Gerais passam por um procedimento fundamental para a segurança do pleito: a emissão da zerésima. O relatório comprova que não há nenhum voto registrado no equipamento antes que o primeiro eleitor digite seus números.

Sobre o procedimento, o desembargador Carlos Henrique Perpétuo, do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG), explica: "Nesse momento inicial, nós fazemos a zerésima. É a demonstração clara, a demonstração inequívoca de que a urna está sem qualquer registro de votos neste momento."

"Então, o eleitor brasileiro pode ficar absolutamente tranquilo de que os resultados obtidos ao final do dia representam aquilo que ele escolheu nas urnas eletrônicas. O processo é hígido, é transparente, e nós queremos mais luzes ainda assim sobre esse processo eletrônico", acrescentou.

De acordo com o desembargador, todas as urnas passam pelo processo. "As 55 mil urnas no estado de Minas Gerais, todas passam por esse mesmo processo. E nós queremos que todas sejam fiscalizadas, que os partidos políticos já tenham indicado os seus fiscais, que a sociedade acompanhe. Isso é um procedimento que o presidente da seção faz como rotina, como algo importante, imprescindível para fazer essa transparência chegar até o eleitor", concluiu.

Eleições 2026

Mais de 158 milhões de brasileiros estão aptos a votar neste domingo (4), no primeiro turno das Eleições Gerais de 2026. O eleitorado escolherá presidente da República, governadores, senadores, deputados federais e deputados estaduais ou distritais.

A votação será realizada das 8h às 17h, pelo horário de Brasília, em todo o país. O eventual segundo turno está marcado para 25 de outubro e será realizado apenas nas disputas para presidente e governador em que nenhum candidato alcançar a maioria absoluta dos votos válidos no primeiro turno.

Por

Jornalista formado na PUC Minas. Experiência com reportagens, apresentação e edição de texto em televisão, rádio e web. Vivência em editorias de Cidades e Esportes.

 

 

Belo Horizonte