Urna eletrônica tem tecla de número 3 'colada' no interior do Rio Grande do Sul e precisa ser substituída
Problema foi identificado em Candelária após 18 eleitores votarem; Justiça Eleitoral abriu apuração e informou que os votos foram preservados

Uma urna eletrônica precisou ser substituída neste domingo (4) em Candelária, no Vale do Rio Pardo, no Rio Grande do Sul, após a tecla de número 3 deixar de funcionar. A suspeita da Justiça Eleitoral é de que cola tenha sido aplicada no equipamento, mas as circunstâncias do caso ainda serão investigadas.
A ocorrência foi registrada por volta das 8h30, na seção 33 da Escola Estadual Eveline Fonseca de Oliveira. O problema foi comunicado pelo presidente da seção depois que a tecla parou de responder aos comandos.
Segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS), 18 eleitores já haviam votado no equipamento quando o problema foi percebido. Os votos registrados antes da substituição foram preservados e serão contabilizados normalmente.
Uma urna de contingência foi levada ao local e substituiu o equipamento. A votação sofreu uma breve interrupção, mas foi retomada normalmente após a troca. A seção tem cerca de 550 eleitores aptos a votar.
A Justiça Eleitoral vai apurar se houve interferência deliberada no equipamento e tentar identificar eventual responsável pelo ato.
Mais de mil urnas substituídas no país
Até o momento da atualização desta matéria, 1.544 urnas precisaram ser substituídas. Em balanço divulgado na tarde deste domingo, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Kassio Nunes Marques, afirmou que as substituições registradas ao longo do dia não provocaram prejuízo aos votos já computados e que, até aquele momento, não havia registro de necessidade de votação manual.
Segundo o TSE, oscilações no fornecimento de energia estiveram entre as principais causas das ocorrências. O Paraná concentrou os maiores problemas, principalmente em razão das chuvas, ventos e interrupções no abastecimento elétrico. No início da tarde, cerca de 94 municípios paranaenses ainda registravam algum tipo de problema relacionado ao fornecimento de energia.
Jornalista pela PUC Minas e pós-graduanda em Política e Relações Internacionais. Atuou na Rede Minas, no Estado de Minas e em assessoria de imprensa, com experiência em reportagem, produção de conteúdo e cobertura de temas de interesse público



