Tarcísio defende privatização da Sabesp em meio à críticas de Haddad
Candidatos discordam sobre a necessidade de privatização da empresa e falaram sobre o futuro da companhia

Tarcísio de Freitas (Republicanos) defendeu a privatização da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) e aposta na capacidade de investimento da empresa como catalisador da melhora no serviço nos próximos anos. Fernando Haddad (PT), em contraponto, citou o aumento na fatura de água e maior número de queixas contra a empresa desde a privatização. A discussão sobre a privatização do saneamento foi um dos temas abordados durante o debate promovido pela TV Globo São Paulo e exibido nesta terça-feira (29).
Em uma dinâmica de tema livre, em que cada candidato tinha dez minutos para administrar, Tarcísio trouxe o tema da resiliência hídrica, importante para o estado de São Paulo que já passou por crises hídricas graves em sua história. O atual governador perguntou a Haddad sobre suas propostas sobre o assunto.
O ex-ministro da Fazenda citou sua participação no Plano de Transformação Ecológica no governo Lula, elogiando a ex-ministra do meio-ambiente Marina Silva (REDE) pelo trabalho na elaboração do plano. Ele consiste em uma estratégia de combate a crise climática, com foco no crescimento econômico por criação de tecnologia no setor de transição energética.
De volta com a palavra, o atual governador Tarcísio anunciou um investimento de R$30 bilhões em projetos de resiliência climática, principalmente obras de infraestrutura. Citou como exemplo obras de contenção de cheias, reservatórios, sistemas adutores, entre outras.
Haddad atacou Tarcísio ao citar uma reportagem que expôs um pedido da Sabesp aos usuários da baixada santista para que não tomassem a água que a própria empresa estava fornecendo. O petista usa isso como exemplo para dizer que o serviço da companhia piorou desde que foi privatizada, tanto na qualidade da água quanto nas áreas de abastecimento. Ele também lembrou que a conta de água está vindo mais cara do que era antes para o paulista.
Tarcísio rebate o argumento dizendo que a Sabesp apenas alertou a população da baixada que, devido às chuvas intensas, a água poderia não estar totalmente filtrada pela dificuldade no processo, retirando a gravidade inicialmente colocada por Haddad. O atual governador diz na sequência que a Sabesp é a mesma empresa, com os mesmos servidores e serviço de excelência, e o que mudou para melhor foi a capacidade de investimento por ser uma empresa do setor privado. Ele argumenta que muitas regiões foram atendidas com saneamento básico somente após a privatização.
Jornalista formado pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG). Atuou em assessoria de imprensa no Ministério Público do Trabalho de Minas Gerais (MPT-MG) e no setor de apuração da TV Alterosa. Cobre as eleições de 2026 para a Itatiaia.


