Itatiaia

Quaest no DF: Celina Leão lidera votos válidos com 61%; Leandro Grass tem 39%

Pesquisa encomendada pela Globo e divulgada neste sábado (24) apontou favoritismo da atual governadora do DF; levantamento utilizou o modelo de eleitor provável (likely voter)

Por
Celina Leão (PP) à esquerda da imagem e Leandro Grass (PT) à direita da imagem.
Celina Leão (PP) e Leandro Grass (PT) fazem segundo turno no DF. • Paulo H. Carvalho/Agência Brasília e Valter Campanato/Agência Brasil.

A pesquisa do instituto Quaest divulgada neste sábado (24), véspera do segundo turno das Eleições 2026, indica a atual governadora do Distrito Federal, Celina Leão (PP), como favorita na disputa, somando 61% dos votos válidos, contra 39% de Leandro Grass (PT).

O cálculo dos votos válidos, que exclui brancos, nulos e indecisos, reproduz a forma como a Justiça Eleitoral contabiliza o resultado oficial nas urnas. O levantamento aplicou o modelo likely voter, metodologia que pondera o perfil demográfico e o histórico de comparecimento para identificar os eleitores com maior propensão a votar neste domingo.

Votos totais (estimulada)

No cenário estimulado, quando o entrevistador apresenta os nomes dos postulantes, Celina Leão e Leandro Grass mantiveram estabilidade na intenção de voto direta em relação ao levantamento anterior, divulgado em 21 de outubro:

  • Celina Leão (PP): 50% (era 50%)
  • Leandro Grass (PT): 35% (era 35%)
  • Em branco / Nulo / Nenhum: 9% (era 7%)
  • Indecisos (Não sabe): 6% (era 8%)

Pesquisa espontânea e grau de consolidação

Na consulta espontânea, em que os entrevistados mencionam seus candidatos sem acesso à lista oficial, a governadora registrou crescimento dentro da margem de erro:

  • Celina Leão (PP): 46% (era 42% em 21 de outubro)
  • Leandro Grass (PT): 30% (era 31%)
  • Branco / Nulo / Não vai votar: 4% (era 4%)
  • Indecisos: 20% (era 23%)

O estudo revelou ainda alto grau de consolidação do eleitorado do DF na reta final da campanha: 91% dos entrevistados declararam que a decisão de voto era definitiva, enquanto 9% afirmaram que ainda podiam mudar de ideia.

Quanto ao engajamento com o pleito, 57% dos eleitores afirmaram estar "muito interessados" na eleição do domingo, 29% declararam "pouco interesse" e 13% disseram ter "nenhum interesse" (1% não soube ou não respondeu).

A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e realizada pelo instituto Quaest entre os dias 23 e 24 de outubro de 2026. O levantamento ouviu 2.652 eleitores de 16 anos ou mais no Distrito Federal. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. O estudo foi registrado na Justiça Eleitoral sob o número DF-00368/2026.

Por

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), Giullia Gurgel é repórter multimídia da Itatiaia. Atualmente escreve para as editorias de Agro e Brasil.

 

 

Belo Horizonte