'Não considero vender os Correios', diz Lula sobre crise nas estatais
Durante sabatina no Jornal Nacional, o candidato prometeu que, se reeleito, enxugará as contas e a empresa sairá da crise

O presidente candidato à reeleição, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), foi questionado sobre o prejuízo acumulado nas estatais federais de mais de R$20 bi durante o mandato do petista. A estatal que mais acumula prejuízo são os Correios, com mais de R$15 bilhões em déficits, segundo perguntado pelo jornalista César Tralli.
Sobre a empresa, Lula declarou: “Desde 1985, os Correios vivem em crise e alguém quer privatizar o Correio. É uma empresa muito importante para o Brasil, porque ela está em todos os municípios brasileiros”.
O presidente, no entanto, não nega que a estatal está atrasada em relação a concorrentes e aposta, não na privatização, mas sim no planejamento eficiente e em uma melhor gestão para tirar os Correios do déficit. Declarou também que fará o enxugamento necessário nas contas da empresa.
Ele não descarta parcerias com o setor privado neste processo de reconstrução e, ao ser questionado por Tralli se ele garante que a empresa sairá da crise sem ser vendida, Lula disse: “Garanto. Não considero vender o Correio. Considero recuperar o Correio para ele prestar serviço de qualidade ao povo brasileiro. E ele pode fazer”.
Lula no JN
Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é o atual presidente do Brasil e concorre à reeleição. Ele já governou o país anteriormente por dois mandatos, de 2003 a 2010. Na corrida pelo quarto mandato, ele encabeça uma chapa que tem Geraldo Alckmin (PSB) como vice.
Lula é o quarto entrevistado na série de sabatinas do Jornal Nacional. O programa já ouviu Romeu Zema (Novo), Ronaldo Caiado (PSD) e Renan Santos (Missão). Na próxima sexta, o entrevistado será Flávio Bolsonaro (PL) e, no sábado, Augusto Cury (Avante).
Jornalista formado pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG). Atuou em assessoria de imprensa no Ministério Público do Trabalho de Minas Gerais (MPT-MG) e no setor de apuração da TV Alterosa. Cobre as eleições de 2026 para a Itatiaia.



