Lula sobre Vorcaro e Master: ‘O jogo está começando e o Flávio Bolsonaro sabe que não vai escapar’
Presidente atacou seu adversário eleitoral ao comentar sobre os impactos do escândalo do Banco Master na disputa pelo Palácio do Planalto

Em entrevista exclusiva à Itatiaia nesta quinta-feira (17), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu a tese de que o dono do liquidado Banco Master, Daniel Vorcaro, foi preso durante seu mandato e aliou o escândalo propiciado pela instituição a seu rival eleitoral, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ).
“Esse caso Master não foi desvendado. A única coisa que aconteceu de verdade foi que eu fechei o Banco Master, que eles abriram. E eu prendi o banqueiro e o transformei em prisioneiro. É a única coisa. Mas falta apurar quem está envolvido nisso. Porque todas as pessoas envolvidas com o Banco Master ou com o Vorcaro, todas as pessoas que pegaram dinheiro direta ou indiretamente, todos terão que ser julgados e punidos. Se forem inocentes, serão inocentados. O jogo está começando e o Flávio Bolsonaro sabe que não vai escapar. Ele sabe que ele está atolado até o pescoço em todas as falcatruas do Banco Master”, afirmou o petista.
Lula faz referência ao Banco Master ter ganhado notoriedade durante a gestão de seu antecessor, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), pai de Flávio Bolsonaro. A instituição foi liquidada pelo Banco Central em 2025 em um caso que ficou marcado como a maior fraude financeira da história brasileira.
Flávio Bolsonaro teve reveladas conversas com Vorcaro nas quais o senador pede dinheiro ao banqueiro para financiar a produção do filme “Dark Horse”, cinebiografia de Jair Bolsonaro que seria lançada em meio à campanha presidencial deste ano.
Desde então, as relações de Vorcaro com autoridades da República nos três poderes foram reveladas. Em meio a campanha eleitoral, o principal desdobramento das relações do banqueiro está sendo discutido no Supremo Tribunal Federal, com suspeitas que pairam sobre o ministro Alexandre de Moraes.
Lula está em Montes Claros, no Norte de Minas, para seu terceiro ato de campanha no estado na corrida presidencial de 2026.
Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista na Itatiaia e analista de política na CNN Brasil. Na rádio, idealizou e conduziu o Podcast 'Abrindo o Jogo', que entrevistou os principais nomes da política brasileira. Está entre os jornalistas que mais fizeram entrevistas exclusivas com presidentes da República nos últimos 10 anos, incluindo repetidas vezes Luiz Inácio Lula da Silva e Jair Messias Bolsonaro. Mestre em ciência política pela UFMG, e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México), está na Itatiaia desde 2006, onde também foi também apresentadora. Como repórter, registra no currículo grandes coberturas nacionais e internacionais, incluindo eventos de política, economia e territórios de guerra. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil. Em 2025, venceu o Prêmio Jornalistas Negros +Admirados na categoria Rádio e Texto.
Repórter de política da Itatiaia, é jornalista formado pela UFMG com graduação também em Relações Públicas. Foi repórter de cidades no Hoje em Dia. No jornal Estado de Minas, trabalhou na editoria de Política com contribuições para a coluna do caderno e para o suplemento de literatura.




