Itatiaia

Lula defende adesão de homens ao exame de próstata e diz que mulheres 'aprendem a tomar toque desde pequenas'

Em comício em Belém do Pará, presidente e candidato à reeleição falou sobre cirurgias oferecidas no SUS para realizar cirurgias oncológicas sem sequelas nos pacientes

Por
Lula durante comício em Belém do Pará
Lula durante comício em Belém do Pará • Ricardo Stuckert.

Durante ato de campanha em Belém-PA na noite de segunda-feira (28), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu que homens façam exame para detecção de câncer de próstata e disse que mulheres estão acostumadas a ‘tomar o toque desde pequenas’.

 

"Porque o homem é covarde. O homem não gosta de fazer teste de próstata. Ele não gosta, ele não gosta de toque. As mulheres aprendem a tomar toque desde quando são pequenas. O homem não, ele é cheio de trejeitos. Ele não sabe que quando ele tiver câncer de próstata vão dar muito toque nele. Pois bem. Qual é o milagre do câncer de próstata para o homem perder medo? É que hoje com a cirurgia robótica o homem não vai ter mais incontinência urinária, não vai precisar usar fralda e ele volta para casa no mesmo dia ou no dia seguinte. Mais importante, hoje operação robótica, não haverá possibilidade de impotência sexual nos homens. Ele pode operar e continuar sendo o mesmo homem que ele era antes. Por isso eu estou orgulhoso, porque era uma coisa de gente rica, era uma coisa do sul do país. E agora a gente vai ter no estado do Pará, vai ter no Amazonas, vai ter no Amapá, vai ter até em Garanhuns, na minha cidade de Pernambuco, porque é um direito do povo ser tratado com respeito”, disse o presidente.

 

A fala de Lula repercutiu nas redes sociais com um contexto sexualizado a partir da frase específica sobre as mulheres estarem acostumadas a exames com toque desde a infância.

 

Mais cedo, na agenda em Belém, Lula visitou o Hospital São João de Deus na capital paraense. O presidente anunciou a ampliação do complexo hospitalar para aumentar a capacidade de operações oncológicas, incluindo o tratamento de câncer de próstata. 

 

 

 

Por

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.

 

 

Belo Horizonte