Imprensa internacional repercute eleições presidenciais e relata surpresa com desempenho de Flávio Bolsonaro
Veículos de mídia do exterior analisam os resultados da corrida eleitoral brasileira, destacando a forte polarização

O desempenho de Flávio Bolsonaro (PL) no primeiro turno das eleições presidenciais brasileiras chamou a atenção da imprensa internacional neste domingo (4), principalmente por ter ficado acima do que apontavam as pesquisas divulgadas antes da votação.
O candidato do PL terminou a primeira etapa da disputa à frente de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com 47,05% dos votos, contra 45,14% do petista.
A Bloomberg avaliou que o resultado aumentou a competitividade de Flávio para o segundo turno e destacou os possíveis reflexos do desempenho eleitoral sobre as expectativas do mercado financeiro.
Na Argentina, o Clarín também classificou o resultado como inesperado. O jornal levantou a possibilidade de que parte dos votos destinados a Flávio tenha representado uma reação de eleitores insatisfeitos com o governo Lula, inclusive entre setores de menor renda.
A Reuters seguiu uma linha semelhante e apontou que votos de protesto contra o petista podem ter migrado para Flávio já no primeiro turno. A agência também relacionou o resultado brasileiro ao avanço recente de candidatos de direita na América Latina e destacou os possíveis efeitos de uma eventual vitória de Flávio sobre o cenário político regional.
O espanhol El País, por sua vez, chamou atenção para a diferença entre os resultados registrados no Brasil e no exterior. Com 62,9% das urnas instaladas fora do país apuradas, Lula liderava em 59 países, enquanto Flávio aparecia à frente em 28. O jornal descreveu o eleitorado brasileiro no exterior como predominantemente progressista.
O americano The Walt Street Journal afirmou que os resultados criam um segundo turno “amargo”, com sinais de um avanço significativo da direita no país, impulsionados pelo sentimento anticorrupção e antipetista.
Similarmente, o Washington Post destacou o crescimento do conservadorismo como um dos fatores responsáveis pelo desempenho de Flávio, além de apontar a possibilidade de uma migração de votos de outros candidatos de direita para o senador já no primeiro turno, na tentativa de barrar uma possível vitória de Lula.
Jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atuou na Rádio UFMG Educativa e em empresas de marketing, com experiência em produção de conteúdo, SEO e redação Atualmente, escreve, em colaboração com a Itatiaia, nas editorias de entretenimento e variedades.



