Conheça a carreira política de Guilherme Derrite, pré-candidato ao Senado por SP
Policial militar de carreira e deputado federal em segundo mandato, foi secretário de Segurança Pública de São Paulo no governo Tarcísio de Freitas

Policial militar de carreira e deputado federal pelo Progressistas (PP), Guilherme Derrite é pré-candidato a uma das vagas de São Paulo no Senado Federal nas eleições de 2026. A pré-candidatura foi anunciada em fevereiro de 2026, com o apoio do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).
Na disputa pelo Senado, Derrite se apresenta com um discurso centrado na segurança pública. A candidatura será confirmada na convenção partidária, prevista para agosto.
Guilherme Muraro Derrite nasceu em 10 de outubro de 1984, em Sorocaba, no interior de São Paulo. É graduado em Ciências Sociais e Segurança Pública pela Academia de Polícia Militar do Barro Branco e bacharel em Direito pela Universidade Cruzeiro do Sul.
A carreira na Polícia Militar
Derrite ingressou na Polícia Militar de São Paulo em 2003, antes de completar 20 anos. Em 2010, tornou-se tenente das Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (ROTA), tropa de elite da corporação, onde comandou pelotões até 2015. Passou para a reserva remunerada como capitão em 2018, ao ingressar na política. Ao longo da carreira na PM, formou mais de mil policiais.
A Câmara dos Deputados
Em 2018, Derrite foi eleito deputado federal por São Paulo pelo Progressistas. Na Câmara, atuou como vice-líder do governo e integrou a Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado. Foi reeleito em 2022 para o segundo mandato.
No início de 2023, licenciou-se do mandato para assumir a Secretaria de Segurança Pública do estado de São Paulo. Retornou à Câmara em dezembro de 2025, onde atua na Comissão de Segurança Pública e na Comissão de Constituição e Justiça.
A Secretaria de Segurança Pública
Em janeiro de 2023, foi empossado secretário de Segurança Pública de São Paulo pelo governador Tarcísio de Freitas, tornando-se o primeiro oficial da Polícia Militar do Estado a ocupar o cargo. Permaneceu à frente da pasta até dezembro de 2025, quando retornou ao mandato de deputado federal.
A pré-candidatura ao Senado em 2026
Em fevereiro de 2026, durante visita ao ex-presidente Jair Bolsonaro, Derrite anunciou a pré-candidatura ao Senado Federal por São Paulo. O candidato conta com o apoio do governador Tarcísio de Freitas e de lideranças do PL e do PP no estado.
Na pesquisa Genial/Quaest divulgada em 29 de abril de 2026, Derrite aparece com 8% das intenções de voto para o Senado em São Paulo.
Jornalista formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Atuou com produção de conteúdo editorial e cobertura de pautas voltadas a tecnologia, negócios e comportamento digital. Cobre as eleições de 2026 para a Itatiaia.




