Belo Horizonte
Itatiaia

CPMI do INSS aprova convocação de Zema para depor sobre empresa da família

Segundo requerimento apresentado por deputado petista, Zema Financeira estaria praticando descontos 'suspeitos' em empréstimos consignados para aposentados e pensionistas

Por e 
Governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo).  • Edson Costa | Itatiaia.

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS aprovou, nesta quinta-feira (4), em votação simbólica, a convocação do governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), para prestar depoimento. O requerimento, apresentado pelo deputado Rogério Correia (PT-MG), teve apoio da maioria do colegiado e obriga o comparecimento do governador.

O nome do governador mineiro foi envolvido nas investigações da CPMI em função da Zema Financeira, empresa pertencente ao Grupo Zema, ligado à família do político.

Segundo o requerimento, a instituição oferecia empréstimos consignados para aposentados e pensionistas do INSS, com descontos diretos na folha de pagamento que poderia chegar a 40% de desconto, além de permitir a portabilidade de contratos originados em outras instituições financeiras.

Antes mesmo da votação, o governador enviou uma carta ao colegiado - lida pelo presidente da CPMI, senador Carlos Viana (Podemos-MG) - na qual se coloca à disposição para prestar esclarecimentos. A mensagem reforçou a decisão dos parlamentares de aprovar a convocação.

A data do depoimento será definida nas próximas semanas, dentro de uma fase mais midiática de oitivas e quebras de sigilo. Além da convocação de Zema, a CPMI também aprovou a ida de Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, à comissão.

Na mesma sessão, a CPMI aprovou pedidos de Relatórios de Inteligência Financeira (RIFs) e o envio de solicitações formais de informações a órgãos como INSS, Dataprev, Controladoria-Geral da União (CGU) e Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS). O objetivo é aprofundar o mapeamento do fluxo financeiro e esclarecer como foram aplicados os descontos nos benefícios previdenciários.

Até o momento, o governo de Minas Gerais não se manifestou oficialmente sobre a aprovação do requerimento.

Por

Supervisor da Rádio Itatiaia em Brasília, atua na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas, já teve passagens como repórter e apresentador por Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor dos prêmios CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio

Por

Aline Pessanha é jornalista, com Pós-graduação em Marketing e Comunicação Integrada pela FACHA - RJ. Possui passagem pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação, como repórter de TV e de rádio, além de ter sido repórter na Inter TV, afiliada da Rede Globo.

Tópicos