Comissão da Câmara marca audiência para discutir repactuação de Mariana
Em 5 de novembro a tragédia da Vale em Mariana, com o rompimento da barragem de Fundão, completará 9 anos

A Comissão Externa da Câmara dos Deputados destinada a fiscalizar os rompimentos de barragens agendou uma audiência pública na próxima terça-feira (22), com o objetivo de discutir o acordo de repactuação de Mariana.
Em 5 de novembro a tragédia da Vale em Mariana, com o rompimento da barragem de Fundão, completará 9 anos.
A audiência pública, marcada para às 15h, foi convocada pelo coordenador da Comissão Externa, deputado Rogério Correia (PT-MG), que tem liderado as conversas com os representantes dos atingidos pelo rompimento da barragem.
“É papel da Câmara dos Deputados acompanhar, e colocar os atingidos no processo de escuta, de opinar, e de ter a decisão final se o acordo merece ser feito ou não”, enfatizou Rogério Correia.
O acordo de repactuação prevê o pagamento de R$ 100 bilhões a título de reparação dos danos.
O parlamentar mineiro defende que o acordo deixe de fora os gastos futuros com a saúde dos atingidos, as indenizações individuais e a limpeza dos rios.
Repórter da Itatiaia desde 2018. Foi correspondente no Rio de Janeiro por dois anos, e está em Brasília, na cobertura dos Três Poderes, desde setembro de 2020. É formado em Jornalismo pela FACHA (Faculdades Integradas Hélio Alonso), com pós-graduação em Comunicação Eleitoral e Marketing Político.



