Itatiaia

Brasil reage após Israel declarar secretário da ONU como ‘persona non grata’

Itamaraty alega que posição dificulta qualquer negociação de cessar-fogo na região; Antonio Gutierrez também foi proibido de entrar país

Por
Palestinos fazem manifestação na avenida paulista contra os ataques ao Líbano • Paulo Pinto/Agência Brasil

O Ministério das Relações Exteriores do Brasil se posicionou nesta quinta-feira (3) condenando a decisão do governo de Israel de declarar o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, como 'persona non grata'. No comunicado, o Itamaraty enfatizou que a medida prejudica os esforços internacionais em busca de um cessar-fogo na região.

A decisão de Israel foi considerada um protesto pelo fato de a ONU não ter condenado "de forma inequívoca" o ataque com mísseis lançado pelo Irã ao território israelense na terça-feira (1). Além de considerar Guterres como uma pessoa que não é bem-vinda, Israel também vetou a entrada do secretário-geral da ONU no país.

Nesta semana, a tensão no Oriente Médio escalou após o ataque a mísseis e a incursão das Forças Armadas de Israel no Líbano. Os ataques já resultaram na morte de cerca de 2 mil pessoas, incluindo civis e membros do grupo extremista Hezbollah, além de mais de 6 mil feridos, de acordo com dados do Ministério da Saúde do Líbano.

Lula ‘persona non grata’

Além de Guterres, o ministro israelense dos Negócios Estrangeiros, Israel Katz, também já declarou o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), como 'persona non grata'. A decisão veio em resposta às críticas de Lula sobre a postura de Israel no conflito com o Hamas.

Na ocasião, Lula comparou os bombardeios promovidos por Israel na Faixa de Gaza ao Holocausto - processo que começou com a discriminação contra o povo judeu e terminou com milhões de pessoas exterminadas pelo regime nazista de Adolf Hitler.

Por

Supervisor da Rádio Itatiaia em Brasília, atua na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas, já teve passagens como repórter e apresentador por Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor dos prêmios CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio

Tópicos
 

 

Belo Horizonte