Belo Horizonte
Itatiaia

Assembleia vota nesta semana reforma administrativa e reajuste para 1º escalão do governo Zema

Deputados vão analisar projeto que reajusta salário de governador, vice e secretários

Por
Deputados estaduais vão analisar projeto que reajusta salário do 1º escalão do governo de Minas
Deputados estaduais vão analisar projeto que reajusta salário do 1º escalão do governo de Minas • ALMG/Reprodução

A semana começa com expectativa de avanço nas discussões de três pautas importantes do governo de Minas na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Os textos devem ser analisados em comissões e podem ser votados em segundo turno no plenário. 

Veja mais: ALMG aprova em 1º turno reforma administrativa e reajuste salarial de Zema e secretários

Entre os projetos está o reajuste salarial que varia de 240% a 300% para o primeiro escalão do governo estadual. A proposta prevê que o salário do governador passe dos atuais R$ 10,5 mil para R$ 37,5 mil, até chegar de forma escalonada a R$ 41 mil em 2025. 

Já os salários dos secretários passariam dos atuais R$ 10 mil para R$ 31,2 mil e depois aumentariam para R$ 34,7 mil em 2025.  

Os vencimentos do alto escalão do governo de Minas foram reajustados pela última vez em 2007, ou seja, estariam congelados, segundo o governo estadual, há 16 anos. 

Um dos pontos que será discutido pelos deputados é o fim dos jetons, as gratificações pagas pela participação de secretários em conselhos de empresas estatais. Atualmente não há limitação para o número de jetons que um servidor do primeiro escalão pode acumular. 

Com o reajuste, na avaliação de deputados da oposição, os secretários não precisariam ganhar gratificações para participar dos conselhos. O deputado Professor Cleiton (PV) apresentou uma emenda para colocar fim nos jetons, mas a emenda não foi aprovada em primeiro turno. 

A meta da base do governo é que o projeto do reajuste seja votado ainda nesta semana, assim como a PEC que retira o Detran do comando da Polícia Civil e as mudanças da reforma administrativa. 

Por

Correspondente da Rádio Itatiaia em São Paulo. Apresentador do quadro Palavra Aberta e debatedor do Conversa de Redação. Ingressou na emissora em 2023. Começou no rádio comunitário aos 14 anos. Graduou-se em jornalismo pela PUC Minas. No rádio, teve passagens pela Alvorada FM, BandNews FM e CBN, no Grupo Globo. Na Band, ocupou vários cargos até chegar às funções de âncora e coordenador de redação na Band News FM BH. Na televisão, participava diariamente da TV Band Minas e do Band News TV. Vencedor de nove prêmios de jornalismo. Em 2023, foi reconhecido como um dos 30 jornalistas mais premiados do Brasil.