Belo Horizonte
Itatiaia

Após Kalil declarar apoio a Tramonte, Fuad exonera da PBH funcionários ligados ao ex-prefeito

Pelo menos quatro nomes ligados ao ex-prefeito Alexandre Kalil foram exonerados nesta sexta-feira (2), três dias depois de Kalil anunciar apoio à candidatura do deputado Mauro Tramonte

Por
No canto esquerdo, Alexandre Kalil. Ele é um homem branco, usa camisa social branca e está sentado em uma cadeira bege. Na frente dele, uma mesa com um copo de vidro, um microfone e uma garrafa de água. No canto direito, Fuad Noman. Ele é um homem branco, na imagem fala em um microfone, usa um terno cinza, uma gravata azul e uma blusa social azul clara.
Na última semana, Alexandre Kalil anunciou sua partida do PSD, partido de Fuad Noman, e sinalizou apoio a candidatura de Mauro Tramonte (Republicanos) à prefeitura. • Reprodução.

Desde que Alexandre Kalil saiu do PSD, partido de Fuad Noman, e declarou apoio ao pré-candidato Mauro Tramonte (Republicanos), o atual prefeito da capital mineira começou a exonerar aliados do ex-prefeito.

Nos últimos dois dias, o prefeito exonerou, pelo menos quatro pessoas ligadas a Kalil da Prefeitura de Belo Horizonte. As exonerações foram publicadas no Diário Oficial do município:

  • Raimundo Cirilo Martins, marido da atual cunhada de Kalil, foi supervisor de clubes e lazer no Atlético Mineiro enquanto o ex-prefeito era presidente do time. Na prefeitura, Raimundo atuava na Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica.
  • Cláudia Barcaro, amiga da atual esposa de Kalil, Ana Laender, também foi exonerada. Ela era funcionária da Secretaria Municipal de Saúde.
  • Carolina Leander também tem relação com a esposa do ex-dirigente do Atlético. Ela é sobrinha de Ana Leander e tinha um cargo na Secretaria Municipal de Cultura.
  • Cristina Rodrigues é esposa de Jader Kalid, jornalista, empresário e tem uma boa relação com Alexandre Kalil. Ela atuava no Gabinete do Prefeito e foi incluída na lista de exonerações.

Da parceria ao rompimento

Na imagem, Fuad Noman está no canto esquerdo, abraçando Alexandre Kalil. Ele é um homem branco, de cabelos brancos, usa máscara preto que cobre o nariz e a boca, camisa listrada com suspensório. Alexandre Kalil usa uma camisa branca, óculos de grau pendurado na camisa, relógio e acena. Fuad Noman e Alexandre Kalil começaram a trabalhar juntos em 2017, quando Kalil assumiu o cargo de Secretário Municipal de Fazenda. Em 2020, ele foi convidado a participar da chapa de Kalil para a reeleição como vice-prefeito.

Quando Kalil abdicou da função de prefeito de BH para concorrer ao governo de Minas Gerais, o vínculo entre os dois começou a ser questionado. Fuad então assumiu o executivo municipal e busca o segundo mandato em 2024.

Saída de Kalil do PSD

No último dia 27, o Partido Social Democrata confirmou à Itatiaia a saída do ex-prefeito de Belo Horizonte da sigla. A informação foi dada pelo presidente da legenda em Minas Gerais, deputado estadual Cássio Soares. Com a confirmação da saída de Kalil, surgiram rumores de apoio à candidatura de Mauro Tramonte (Republicanos) para a Prefeitura de Belo Horizonte, o que foi confirmado pelo apresentador e deputado estadual. Confira:

“Recebemos esse apoio com muito bom grado, considerando que Kalil foi um prefeito que teve 63% dos votos na última eleição para reeleição em Belo Horizonte, demonstrando a confiança que a população depositou em sua gestão. Além disso, Kalil foi um prefeito atuante, responsável por diversas obras importantes que hoje beneficiam a cidade. Estamos cientes da relevância desse apoio e acreditamos que sua experiência e liderança serão valiosas para os nossos projetos futuros", disse Tramonte em nota.

Em entrevista à rádio Band News FM, Kalil afirmou que Tramonte pretende escolher nomes que fizeram parte de sua gestão na PBH, como o ex-secretário de Saúde Jackson Pinto e a ex-secretária de Educação Ângela Dalben.

"Tramonte está muito preparado. Há dois meses de uma eleição que ele lidera, me fala que quer trazer o Jackson Pinto para a Saúde e a Angela Dalben para a Educação, dois técnicos, ex-secretários meus, não tenho dúvida que fazem parte da história desta cidade como os melhores que passaram por aqui", afirmou Kalil.

Por

Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais, com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia, já foi produtora de programas da grade e repórter da Central de Trânsito Itatiaia Emive.