Belo Horizonte
Itatiaia

Alckmin reafirma lealdade a Lula durante congresso do PT: ‘sempre fui bem recebido’

Vice-presidente destaca relação com o partido e diz que petista “salvou a democracia” após eleições de 2022

Por
Geraldo Alckmin falou sobre a alta do dólar • Júlio César Silva/MDIC

O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) afirmou nesta sexta-feira (24) que mantém lealdade ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e destacou a boa relação que construiu com o Partido dos Trabalhadores.

“São apenas duas palavras: a primeira de agradecimento pelo respeito e confiança. Eu, que não sou do PT, sempre fui recebido com enorme afeto e consideração. A segunda é a minha lealdade. Presidente Lula, conte conosco para trabalhar pela população”, declarou Alckmin.

A fala foi feita durante a abertura do 8º Congresso Nacional do PT.

No discurso, o vice-presidente também afirmou que Lula teve papel decisivo na defesa da democracia após as eleições de 2022. “Se perdendo as eleições, tentaram dar um golpe, imagine se tivessem ganho”, disse.

Em março, Lula já havia confirmado Alckmin como seu vice em uma chapa à reeleição para a presidência em 2026.

O congresso do PT, que começou nesta sexta-feira (24), reúne lideranças da legenda para definir diretrizes estratégicas para os próximos anos.

Entre os principais temas estão a disputa presidencial e a construção de alianças políticas, em meio a divergências internas sobre a ampliação da base para as eleições.

Por

Repórter de política em Brasília, com foco na cobertura dos Três Poderes. É formado em Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) e atuou por três anos na CNN Brasil, onde integrou a equipe de cobertura política na capital federal. Foi finalista do Prêmio de Jornalismo da Confederação Nacional do Transporte (CNT) em 2023.

Tópicos