Ouvindo...

Pix supera dinheiro como forma de pagamento mais usada, diz Banco Central

De acordo com levantamento do BC, o Pix é usado por 76,4% dos brasileiros, além de ser aquele utilizado com maior frequência para 46% das pessoas consultadas

O Pix é o meio de pagamento mais utilizado pelos brasileiros e já ultrapassou os pagamentos em dinheiro. Essa é a principal conclusão da pesquisa “O brasileiro e sua relação com o dinheiro”, divulgada nesta quarta-feira (4) pelo Banco Central (BC).

De acordo com o levantamento, o Pix é usado por 76,4% dos brasileiros, além de ser aquele utilizado com maior frequência para 46% das pessoas consultadas. Por outro lado, o dinheiro em espécie (cédulas e moedas) é utilizado por 68,9% da população e é o mais frequente para 22%.

Depois, aparecem os cartões de débito e de crédito. O cartão de crédito é a forma de pagamento usada com maior frequência nos estabelecimentos comerciais (42% do total).

Leia também

Confira abaixo os meios de pagamento mais utilizados:

  1. Pix (76,4%)
  2. Cartão de débito (69,1%)
  3. Dinheiro (68,9%)
  4. Cartão de crédito (51,6%)
  5. Débito automático (32,8%)
  6. Outras transferências eletrônicas (15,8%)
  7. Vale-refeição ou alimentação (14,7%)
  8. Outros meios (0,2%)

Em 2021, na última edição dessa pesquisa, o Pix havia começado a operar há poucos meses e era utilizado por 46% da população. Quando analisada a frequência de uso, esse percentual era de 17%. Naquele ano, o dinheiro aparecia como o meio de pagamento mais utilizado pelos brasileiros (83,6% da população), sendo o mais frequente para 42% dos entrevistados.


Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista nascida na capital federal. Graduada pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb), foi editora de política nos jornais O Tempo e Poder360. É especializada em Língua Portuguesa e Revisão de Texto. Na Itatiaia, é Supervisora de Conteúdo desde fevereiro de 2024.
Leia mais