Ouvindo...

Incêndio atinge área próxima ao viaduto do Funil em Ouro Preto nesta quarta-feira (3)

Setembro marca período de estiagem na região; Corpo de Bombeiros e Instituto Habitat orientam sobre prevenção de queimadas

Incêndio na Serra do Siqueira

Um incêndio foi registrado nesta quarta-feira (3) entre a sede de Ouro Preto e o distrito de Cachoeira do Campo, próximo ao viaduto do Funil, na Serra do Siqueira. Setembro é o mês conhecido na região pelo período de estiagem, quando o risco de incêndios aumenta.

A equipe de brigada do Instituto Habitat deslocou-se para o local para realizar o combate e mencionou que o incêndio foi inicialmente percebido por voluntários que passavam pela região. Em entrevista à Rádio Itatiaia Ouro Preto, o presidente do Instituto Habitat, Tiago Lage, explicou a ocorrência:

“Nesse período, que coincide com meses críticos de estiagem, a probabilidade de incêndios florestais, principalmente de origem criminosa, pode aumentar. Recebemos relatos de um incêndio de grande proporção na Serra do Siqueira, iniciado durante o dia. A área tem difícil acesso e grande extensão, o que dificulta o monitoramento e o combate. Em alguns pontos, a linha férrea funcionou como barreira natural. A equipe do Corpo de Bombeiros acompanhou a operação de perto”.

O tenente Leandro, do Corpo de Bombeiros Militar de Ouro Preto, também destacou a relação entre estiagem e ações humanas que podem provocar queimadas:

“Um pequeno incêndio iniciado pela queima de lixo pode se transformar em grande incêndio. Isso exige o fechamento de rodovias e o deslocamento de equipes. Muitas vezes, ocorrências simultâneas prejudicam o atendimento em outros locais”, disse.

Ele acrescentou orientações de prevenção: “A população pode contribuir evitando o uso do fogo para limpeza de terrenos ou queima de lixo. Proprietários devem manter áreas limpas e criar divisas para conter a propagação. É importante denunciar situações de risco pelo 181 ou pelo 193. O combate rápido reduz perdas de vidas humanas, animais, flora e recursos hídricos”, afirmou.

Leia também

Antônia Veloso tem 25 anos, é ouro-pretana e estudante de jornalismo na Universidade Federal de Ouro Preto. Se interessa por diversas temáticas, como jornalismo cultural, jornalismo político e jornalismo econômico.