Belo Horizonte
Itatiaia

Estudantes de Ouro Preto participam do 3º Concurso de Fotografias

Jovens fotógrafos exploram a beleza e a história de Ouro Preto em concurso promovido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Por
Concurso de fotografia é realizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente
Concurso de fotografia é realizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente • Pexels

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Ouro Preto está promovendo o 3º Concurso de Fotografias, com o tema 'Bicentenário da Cidade de Ouro Preto 1823/2023'. O concurso tem como objetivo incentivar a participação dos estudantes do 6º ao 9º anos do ensino fundamental, tanto de escolas públicas quanto privadas, do município.

O intuito do concurso é desafiar os estudantes a expressarem, por meio de fotografias, suas percepções ambientais sobre a cidade de Ouro Preto, abrangendo tanto a área central quanto os distritos. Através das imagens, os participantes poderão destacar a beleza natural, o patrimônio histórico e cultural, bem como questões relacionadas à preservação e conservação do meio ambiente local.

O edital do concurso foi disponibilizado no Diário Oficial do município, no dia 19 de junho, e as inscrições já estão abertas, podendo ser realizadas até o dia 7 de julho, através do email educacao.ambiental@ouropreto.mg.gov.br. Para efetuar a inscrição, os interessados devem utilizar o campo Assunto: INSCRIÇÃO 3º CONCURSO DE FOTOGRAFIAS.

Uma comissão julgadora será responsável pela avaliação das fotografias inscritas, e a premiação está prevista para acontecer em novembro de 2023. As 12 melhores fotos selecionadas farão parte do calendário ambiental da cidade, além de serem incluídas na agenda de 2024.

Os prêmios para os vencedores são os seguintes: o primeiro colocado receberá um notebook, o segundo lugar ganhará um smartphone, e o terceiro lugar será premiado com um tablet. Do quarto ao décimo segundo lugar, os vencedores serão contemplados com uma caixa de som portátil cada. Além disso, haverá uma categoria de Voto Popular, em que o participante mais votado receberá um fone sem fio Bluetooth.

Para obter mais informações sobre o concurso, os interessados podem entrar em contato pelo telefone 3559-3253 ou através do email educacao.ambiental@ouropreto.mg.gov.br.

O concurso conta com a parceria dos Fotógrafos em Ouro Preto, Bazar Faria e Informática Itacolomi, que contribuem para a realização do evento e apoiam a promoção da conscientização ambiental na cidade.

Por

Bruna Truocchio é repórter da Rádio Itatiaia Ouro Preto e apresentadora do jornal local. Formada em Jornalismo pela Universidade Estácio de Sá, tem pós-graduações em Filosofia e Marketing Digital.