Ouvindo...

Procissão do Fogaréu ilumina as ruas de Ouro Preto na Semana Santa; veja fotos

As paróquias recuperaram a ‘Procissão das Endoenças’, também conhecida como Procissão do Fogaréu, em 2019; ocortejo simboliza a prisão de Jesus no Horto das Oliveiras.

Cortejo iluminou as ruas de Ouro Preto

A procissão do Fogaréu iluminou o céu de Ouro Preto nesta quinta-feira Santa (17), em meio às celebrações da Semana Santa. A cortejo voltou em 2019, quando as paróquias da cidade recuperaram a tradição. A programação da Semana Santa continua até o domingo de Páscoa com missas solenes, confecção dos tradicionais tapetes e cortejos, em eventos que reúnem a regiosidade e a cultura.

Também conhecida como Procissão das Endoenças, o cortejo simboliza a prisão de Jesus no Horto das Oliveiras e toda a perseguição sofrida por ele, que culminou em sua crucificação. Durante a procissão, a imagem de Jesus é escoltada e acompanhada por fieis até o Santuário Matriz de Nossa Senhora da Conceição.

Leia também

O público se reuniu na Igreja São Francisco de Assis por volta das 23 horas desta quinta-feira Santa e seguiu pelas ruas de Ouro Preto, acompanhados de tochas incandescentes, que iluminaram o céu e coloriram as ruas da cidade.

Nos próximos dias, até domingo (20), outros eventos culturais continuam as celebrações de Semana Santa. No sábado (19), os tradicionais tapetes de serragem serão confeccionados nas ruas por onde a procissão da ressurreição passa.

Os tapetes são produzidos desde 1733, marcado pela religiosidade e pelo espírito coletivo. Já o Domingo (20) contará com a Santa Missa Missa festiva no Santuário Matriz de Nossa Senhora da Conceição, a partir das 7h.

Veja fotos

Confira a programação completa

18 de abril (sexta-feira) – Sexta-feira Santa | Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo

  • 6h - Via Sacra saindo da Capela de Nossa Senhora das Dores até o Cruzeiro do Alto da Cruz.
  • 8h às 17h - Visita ao “Santo Sepulcro”, na Capela de Nossa Senhora das Dores.
  • 8h às 17h - Visita ao “Calvário”, na Igreja de Nossa Senhora das Mercês e Perdões
  • 09h - No Santuário Matriz de Nossa Senhora da Conceição, em memória da agonia do Divino Salvador na Cruz, será proferido Sermão das Sete Palavras. Tomará o púlpito o Revmo. Sr. Pe. Gilsimar Tavares Vieira, DD. Diretor do Propedêutico do Seminário São José.
  • 15h - Nesta hora em que Nosso Senhor Jesus Cristo morreu por nós, no Santuário Matriz de Nossa Senhora da Conceição, Solene Ação Litúrgica com Leitura da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo, Adoração da Santa Cruz e distribuição da Sagrada Eucaristia.
  • 19h - Apresentação do figurado bíblico, seguido do tocante Sermão do Descendimento da Cruz em frente à Igreja de São Francisco de Assis, proferido pelo Revmo. Sr. Pe. Carlos Geovane Nunes Magri, DD. Pároco da Paróquia São Miguel Arcanjo em Araponga. Em seguida, solene Procissão do Enterro conduzindo as imagens do Cristo Morto e da Senhora das Dores pelas ruas da cidade, encerrando no Santuário Matriz de Nossa Senhora da Conceição.

19 de abril (sábado) – Sábado Santo

  • 09h - No Santuário Matriz de Nossa Senhora da Conceição, Solene e tradicional cerimônia do Ofício de Trevas, Laudes e Matinas de Sábado Santo.
  • 21h – No Santuário Matriz de Nossa Senhora da Conceição, soleníssima Vigília Pascal: Bênção do Fogo Novo, Preparação do Círio Pascal, canto do “Exultet”, Liturgia da Palavra, Liturgia Batismal e Liturgia Eucarística

20 de abril (domingo) – Domingo de Páscoa

  • 7h - Santa Missa festiva no Santuário Matriz de Nossa Senhora da Conceição, transmitida pela Rádio Itatiaia Ouro Preto. Em seguida Procissão da Ressurreição em direção à Basílica de Nossa Senhora do Pilar. À chegada, Santa Missa.
  • 19h - Santa Missa Solene no Santuário Matriz de Nossa Senhora da Conceição, Coroação da Imagem de Nossa Senhora do Triunfo e Solene Te Deum Laudamus.
Rebeca Nicholls é estagiária do digital da Itatiaia com foco nas editorias de Cidades, Brasil e Mundo. É estudante de jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH). Tem passagem pelo Laboratório de Comunicação e Audiovisual do UniBH (CACAU), pela Federação de Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg) e pelo jornal Estado de Minas