Ouvindo...

Governo de Minas Gerais e MPMG lançam projeto educacional antirracista

Iniciativa tem como foco o público da rede pública de ensino, composto majoritariamente por estudantes autodeclarados negros ou pardos, que representam 62,6% das matrículas nas escolas estaduais.

O Governo de Minas Gerais e o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) anunciaram, na quarta-feira (4), o lançamento do projeto educacional “Ginga: Construindo uma Educação Antirracista em Minas Gerais”. A iniciativa tem duração de 18 meses e visa impactar diretamente as 47 Superintendências Regionais de Ensino (SREs) e cerca de 3,4 mil escolas da rede estadual.

O projeto tem como foco o público da rede pública de ensino, composto majoritariamente por estudantes autodeclarados negros ou pardos, que representam 62,6% das matrículas nas escolas estaduais. No programa Trilhas de Futuro, destinado à formação técnica profissional, esse índice atinge 66,7%.

A iniciativa prevê capacitação formativa para gestores, professores e estudantes de uma escola por SRE no primeiro momento. Segundo o secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga, o projeto soma-se aos esforços da Secretaria de Educação na promoção de práticas antirracistas no ambiente escolar.

A metodologia do Ginga inclui materiais como a Cartilha de Verbetes para uma Educação Antirracista, vídeos didáticos e diretrizes pedagógicas, além de workshops virtuais e presenciais. O trabalho será conduzido em parceria com instituições como o Instituto Agô e o Instituto Pela Educação de Resultados (Iper).

A meta é engajar 35% das escolas estaduais até 2025, com a atualização dos Projetos Políticos Pedagógicos e a melhoria de indicadores qualitativos e quantitativos relacionados à implementação da Lei 10.639/03. A iniciativa também busca aumentar a segurança dos professores para abordar o tema em sala de aula.

O evento de lançamento, realizado em Belo Horizonte, contou com a presença de representantes do MPMG e de organizações parceiras.

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

Laura Gorino é graduanda em Jornalismo na UFOP e atua como Assistente de Comunicação na rádio Itatiaia Ouro Preto. Ela trabalha na cobertura de pautas de diversos nichos, com um interesse especial em jornalismo cultural.