O governador Romeu Zema (Novo) defendeu que a eventual
Em entrevista concedida no
“A partir do momento que nós quitarmos a dívida e a taxa de juros cair, o que o estado vai economizar em termos de serviço da dívida é um valor muito superior àquilo que ele recebia de dividendo referente a nossa participação na Codemig. Ou seja, vai ter mais recurso para a saúde, para educação, para segurança pública, para a recuperação das estradas. A adesão ao Propag vai fazer com que esses benefícios sejam revertidos para o mineiro. Quando você troca um ativo por algo melhor, é o que acontece”, declarou Zema.
Veja mais:
O Propag prevê o refinanciamento das dívidas dos estados em até 30 anos. Minas prepara sua entrada no programa, o que deve ser feito até o fim deste ano. Além de parcelar o débito em três décadas, é possível reduzir os juros, hoje fixados pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) mais 4% do estoque da dívida ao ano.
A dívida de Minas com a União gira em torno de R$ 170 bilhões. Se o estado conseguir abater ao menos 20% do estoque devido, pode reduzir os juros em dois pontos percentuais. Para isso, Zema pretende privatizar ou federalizar ativos estatais.
A federalização da Codemig já foi aprovada pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Há na Casa uma expectativa de que apenas a empresa responsável pela extração de nióbio na região de Araxá seja suficiente para atingir os 20% do estoque da dívida. O valor da estatal, no entanto, ainda não foi oficialmente definido.
Primeiro ciclo Eloos- Mineração
Nesta segunda-feira (22), a Itatiaia realiza o evento de debates de encerramento do primeiro ciclo do Projeto Eloos. Com foco no futuro da mineração, autoridades do setor e governantes participaram de três painéis para apresentar ideias e discussões sobre uma atividade mineradora alinhada às novas tecnologias e ao conceito de sustentabilidade.
O Eloos é uma plataforma de conteúdo, relacionamento e negócios voltada para o desenvolvimento econômico de Minas Gerais. É uma iniciativa independente, apartidária e plural, que reúne iniciativa privada e poder público para articular lideranças, fomentar o diálogo e construir soluções concretas para o futuro do estado.