O presidente da Ucrânia,
Ao ser questionado sobre a operação militar, Zelensky fez uma piada em referência a uma possível intervenção futura dos EUA na Rússia. “O senhor poderia comentar sobre a situação na Venezuela? Como devemos reagir?”, questionou um repórter ucraniano.
“Bom, o que eu posso dizer? Se é possível lidar assim com ditadores, então os EUA sabem o que fazer a seguir”, afirmou, arrancando risadas dos repórteres que estavam no local.
A resposta do presidente ucraniano faz referência velada a uma possível intervenção das forças dos Estados Unidos na Rússia, comandada por Vladimir Putin.
O comentário foi feito em uma entrevista coletiva realizada após uma reunião de segurança nacional com conselheiros de outros países europeus. O vídeo foi publicado na rede social X pelo repórter Sam Pancher, do site Metrópoles.
Ofensiva contra a Venezuela
O presidente Donald Trump afirmou nesse sábado a realização de uma operação que capturou o então presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, e sua esposa, a deputada federal Cília Flores, após ataque à capital do país, Caracas.
O casal foi levado aos Estados Unidos para julgamento sobre uma possível “conspiração narcoterrorista”, além do transporte ilegal de cocaína e posse de metralhadoras e dispositivos destrutivos.
Foram registrados bombardeios em Caracas durante a madrugada do último sábado, às 5h21 no horário local. Os ataques atingiram a base militar de Forte Tiuna, onde estava Maduro, a base aérea de La Carloto, o porto de La Guaira e o aeroporto de Higuerote.
Segundo Trump, essa foi a maior operação militar realizada desde a Segunda Guerra Mundial. O presidente acompanhou toda a ação em tempo real no seu gabinete.
*Com Estadão Conteúdo.