Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia, planeja ir à Turquia para tentar retomar as negociações com a Rússia sobre um possível fim da guerra na Ucrânia. Ele deve ir ao país nesta quarta-feira (19).
O enviado especial dos Estados Unidos, Steve Witkoff, também deve visitar a Turquia na quarta-feira e participará das conversas com Zelensky, segundo uma fonte turca.
“Estamos nos preparando para revitalizar as negociações e desenvolvemos soluções que proporemos aos nossos parceiros. Fazer todo o possível para aproximar o fim da guerra é a principal prioridade da Ucrânia”, afirmou Zelensky nesta terça-feira (18).
Ataque da Rússia contra prédios residenciais deixa seis mortos na Ucrânia Rei Charles III recebe Volodymyr Zelensky antes de cúpula sobre guerra na Ucrânia Zelensky na ONU: líder da Ucrânia acusa Rússia de não aceitar cessar-fogo
Não se sabe se haverá algum representante russo no local. Não há conversas entre os dois países sobre o confronto desde o encontro em Istambul em julho.
As negociações naquele mês resultaram na roca de milhares de prisioneiros de guerra e restos mortais de soldados. Um cessar-fogo, porém, não foi acordado.