Belo Horizonte
Itatiaia

Zelensky afirma que alívio de sanções ao petróleo russo é 'dinheiro para guerra'

Estados Unidos prorrogaram a suspensão de sanções sobre a matéria-prima na  última sexta-feira (17)

Por
O presidente da Ucrânia, Volodmir Zelensky
Zelensky é o presidente da Ucrânia • Genya Savilov / AFP

Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia, afirmou neste domingo (19) que "cada dólar" pago pela petróleo da Rússia é "dinheiro para guerra".

"Com o alívio das sanções, o petróleo russo transportado em petroleiros pode voltar a ser vendido sem consequências. Isso representa US$ 10 bilhões, um recurso que se transforma diretamente em novos ataques contra a Ucrânia", afirmou o líder ucraniano no X.

Os Estados Unidos prorrogaram a suspensão de sanções sobre a matéria-prima na  última sexta-feira (17). "Apenas nesta semana, a Rússia lançou mais de 2.360 ataques de drones, mais de 1.320 bombas aéreas guiadas e quase 60 mísseiscontra a Ucrânia", destacou Zelensky.

De acordo com a administração militar da cidade de Chernihiv, no Norte da Ucrânia, um bombardeio nesta noite matou um adolescente de 16 anos e deixou quatro feridos. O ataque também atingiu casas, prédios administrativos e centros de ensino.

Novas sanções

O Departamento do Tesouro dos Estados Unidos anunciou, na última quarta-feira (15), novas sanções contra mais de 200 indivíduos, empresas e embarcações que estariam envolvidos na exportação de petróleo e gás natural do Irã, segundo a pasta.

A decisão aconteceu um dia após o Departamento de Tesouro ter anunciado que restabeleceria as sanções contra contra todo o petróleo iraniano, após ter concedido temporariamente a Teerã uma licença de um mês para vender petróleo que estava armazenado em navios-tanque.

O anúncio foi feito pelo secretário do Tesouro norte-americano, Scott Bessent, que sinalizou que os EUA estão dispostos, inclusive, a aplicar sanções em países que compram petróleo iraniano.

 

Por

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.