Ouvindo...

UE suspende medidas retaliatórias aos EUA após chegarem a acordo comercial

No fim de julho, porém, os dois países fizeram um acordo que estabelece tarifas de 15% para produtos europeus exportados para os EUA

União Europeia

A União Europeia (UE) suspendeu as medidas de retaliação às tarifas impostas por Donald Trump após realizar um acordo comercial com os Estados Unidos. O anúncio foi feito nesta terça-feira (5).

Antes do acordo, a Comissão Europeia havia preparado uma lista de produtos americanos que seriam taxados caso os EUA e a UE não conseguissem chegar a um acordo.

A lista incluía 93 bilhões de euros (R$ 592 bilhões, na cotação atual) em mercadorias como soja, aviões, veículos, entre outros.

Leia também

No fim de julho, porém, os dois países fizeram um acordo que estabelece tarifas de 15% para produtos europeus exportados para os EUA, após meses de negociações complicadas.

“A Comissão (Europeia) adotou hoje (terça-feira) o procedimento jurídico necessário para suspender a implementação de nossas contramedidas europeias”, disse o porta-voz do Executivo europeu, Olof Gill.

A União Europeia, porém, não descarta reativar medidas caso o confronto com Washington seja retomado. “Colocamos (as medidas) no congelador, mas sempre podemos voltar a reativá-las”, disse um funcionário da UE, que não foi identificado.

*Com AFP

Jornalista formada pela PUC Minas. Mineira, apaixonada por esportes, música e entretenimento. Antes da Itatiaia, passou pelo portal R7, da Record.