Tiroteio deixa um morto e seis feridos nos EUA após feriado do 4 de julho

Ao total, as autoridades locais informaram que cerca de vinte pessoas foram detidas

Segundo as autoridades locais, o evento reunia diversos menores de idade em Indianápolis.

Uma pessoa morreu e seis ficaram feridas em um tiroteio em Indianápolis, no estado de Indiana, nos Estados Unidos, na madrugada deste sábado (5), um dia após o feriado da Independência do país, celebrado na sexta-feira (4).

A vítima, um jovem cuja idade não foi divulgada pelas autoridades locais, morreu no local. Cinco feridos foram encaminhados a hospitais, enquanto outro, em condição estável, foi levado a um centro de saúde, segundo informou Tanya Terry, vice-diretora de operações da polícia.

Leia também

Ao todo, vinte pessoas foram detidas, e armas de fogo foram apreendidas pela polícia, incluindo um rifle.

O tiroteio ocorreu enquanto centenas de pessoas estavam reunidas no centro da cidade na noite de sexta-feira para assistir à queima de fogos em comemoração ao 4 de julho.

O chefe da polícia local, Chris Bailey, condenou os episódios de violência — especialmente os que envolvem menores de idade — e classificou o caso como “inaceitável”. Três das vítimas são adolescentes. Ele também fez um alerta às famílias que “deixam os jovens sem supervisão”.

Desde o início de 2025, já foram registrados 189 tiroteios em massa — definidos como aqueles com quatro ou mais mortos — nos Estados Unidos, segundo dados do Arquivo de Violência Armada (Gun Violence Archive, em inglês).

*** Com informações de AFP.

Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais, com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia, já foi produtora de programas da grade e repórter da Central de Trânsito Itatiaia Emive.

Ouvindo...