The Guardian, um dos mais famosos jornais da Europa, decide deixar o X: 'conteúdo perturbador'
Jornal destacou os discursos de ódio permitidos na plataforma, as teorias da conspiração de extrema-direita e o racismo como fatores decisivos

O jornal britânico The Guardian anunciou, nesta quarta-feira (13) que não irá publicar mais conteúdo na plataforma de mídia social de Elon Musk, X, (antigo Twitter).
No comunicado aos leitores, o veículo classificou as vantagens de usar a rede social do bilionário Elon Musk como inferiores aos “aspectos negativos” de estar presente na plataforma, afirmando ainda que o X oferece um “conteúdo frequentemente perturbador”.
“Queríamos informar aos leitores que não publicaremos mais em nenhuma conta editorial oficial do Guardian no site de mídia social X ”, disse o Guardian. O jornal tem mais de 80 contas no X com aproximadamente 27 milhões de seguidores.
O Guardian disse ainda, que o conteúdo na plataforma sobre o qual tinha preocupações incluía teorias de conspiração de extrema-direita e racismo. Ele acrescentou que a cobertura do site sobre a eleição presidencial dos EUA — que acabaram com a vitória do republicano Donald Trump contra a republicana Kamala Harris — apenas reforçou uma ideia que já era “considerado há um tempo”.
"A campanha eleitoral presidencial dos EUA serviu apenas para sublinhar o que consideramos há muito tempo: que X é uma plataforma de mídia tóxica e que seu proprietário, Elon Musk, tem sido capaz de usar sua influência para moldar o discurso político", disse o jornal.
Embora as contas oficiais do Guardian estejam sendo retiradas do X, não haverá restrições para repórteres individuais usarem o site além das diretrizes de mídia social existentes na organização.
“A mídia social pode ser uma ferramenta importante para organizações de notícias e nos ajudar a atingir novos públicos, mas, neste ponto, X agora desempenha um papel diminuído na promoção do nosso trabalho. Nosso jornalismo está disponível e aberto a todos em nosso site e gostaríamos que as pessoas viessem ao theguardian.com e apoiassem nosso trabalho lá”, disse o Guardian.
No ano passado, a National Public Radio [NPR], a organização de mídia sem fins lucrativos dos EUA, parou de postar no X depois que a plataforma de mídia social a rotulou como “mídia afiliada ao estado”. A PBS, uma emissora de TV pública dos EUA, também suspendeu suas postagens pelo mesmo motivo.
Este mês, o festival de cinema de Berlim disse que estava deixando o X, sem citar uma razão oficial, enquanto no mês passado, a força policial do Norte de Gales disse que havia parado de usar o X porque ele "não era mais consistente com nossos valores". Em agosto, o hospital ortopédico Royal National disse que estava deixando o X , citando um "aumento no volume de discurso de ódio e comentários abusivos" na plataforma.
O caso ainda não foi comentado pelo X.
Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), já trabalhou na Record TV e na Rede Minas. Atualmente é repórter multimídia e apresenta o Tá Sabendo no Instagram da Itatiaia.



