Primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, renuncia ao cargo após pressão interna
Líder britânico anunciou a decisão nesta segunda-feira (22) após menos de dois anos no cargo

O primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, anunciou nesta segunda-feira (22) que deixará o comando do governo e a liderança do Partido Trabalhista. A decisão foi comunicada após semanas de pressão interna na legenda e em meio à queda de popularidade do premiê.
Em discurso em frente à residência oficial em Downing Street, em Londres, Starmer afirmou que sempre buscou colocar os interesses do país em primeiro lugar.
Leia também:
- Quem é Andy Burnham? Conheça o favorito para suceder Keir Starmer no Reino Unido
- Entenda como eleição local abriu caminho para a troca de primeiro-ministro no Reino Unido
"Todas as decisões que tomei foram para colocar o país que amo em primeiro lugar. É por isso que vou renunciar como líder do Partido Trabalhista", declarou, emocionado.
Apesar do anúncio, Starmer permanecerá no cargo de primeiro-ministro até a escolha de seu sucessor. Segundo ele, o processo para eleger um novo líder trabalhista terá início em julho, e a expectativa é que a transição seja concluída em setembro, quando o vencedor assumirá também o comando do governo britânico.
O trabalhista deixa o cargo após menos de dois anos à frente do Reino Unido.
A troca de comando fará com que o Reino Unido chegue ao sétimo primeiro-ministro desde a aprovação do Brexit, em 2016, refletindo a insatisfação da população com a falta de avanços em áreas como economia, serviços públicos e imigração.
*Com AFP News
Jornalista graduada na PUC Minas. Trabalhou como repórter do caderno Gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, produziu conteúdos para as editorias Turismo, Gastronomia e Emprego/ Concursos. Atualmente, colabora com as editorias Minas Gerais, Brasil e Mundo.



