Poluição extrema faz Índia cancelar aulas e restringir tráfego
Os níveis de poluentes PM2.5 - as perigosas micropartículas que podem causar câncer e entram na corrente sanguínea pelos pulmões - alcançaram nesta segunda-feira uma medição de 907

Nova Délhi, a capital da Índia, está com níveis altíssimos de poluição. Nesta segunda-feira (18), a cidade atingiu níveis de poluição 60 vezes maiores às normas internacionais, causando fechamento de escolas e restrição de tráfego.
A megalópole de 30 milhões de habitantes enfrenta todo inverno (hemisfério norte) picos de contaminação provocados pela fumaça das fábricas, o tráfego e as queimadas agrícolas sazonais.
Os níveis de poluentes PM2.5 - as perigosas micropartículas que podem causar câncer e entram na corrente sanguínea pelos pulmões - alcançaram nesta segunda-feira uma medição de 907, segundo a agência de monitoramento IQAir.
Isso é 60 vezes superior ao máximo recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o que se torna evidente com uma densa nuvem ácida e cinza sobre Nova Délhi.
"Meus olhos arderam nos últimos dias", comentou Subodh Kumar, um motorista de táxi.
"Com ou sem contaminação, tenho que estar na estrada, onde mais posso ir?", perguntou, preocupado enquanto fazia uma pausa para tomar café em um bar na estrada.
"Não podemos ficar em casa. Nosso sustento, nossa comida e nossa vida, tudo está ao ar livre", disse.
- Dez bebês morrem após incêndio em UTI neonatal na Índia
- Casal de idosos cegos vive com filho morto durante quatro dias na Índia
- Ônibus cai de barranco e deixa ao menos 36 mortos na Índia; vídeo
Evitar sair
Várias restrições foram adotadas pelas autoridades da cidade "em um esforço para evitar uma maior deterioração" na qualidade do ar.
A chefe do Executivo de Nova Délhi ordenou a suspensão das aulas presenciais em quase todos os colégios.
As escolas de ensino fundamental já estão fechadas desde a semana passada e as crianças estão fazendo aula online.
Também foram ordenadas a paralisação de todas as obras de construção e restrições à circulação de veículos pesados e dos carros mais poluentes.
O governo pediu que crianças e idosos, assim como pessoas com problemas pulmonares e cardíacos, "permaneçam dentro de casa o tempo todo".
Muitos habitantes da capital indiana não têm recursos para comprar purificadores de ar e vivem em casas mal ventiladas.
"Quem pode comprar um purificador de ar quando tem dificuldade para pagar as contas boletos?", questiona Rinku Kumar, um motorista de tuk-tuk, táxis motorizados de três rodas, de 45 anos.
"Os ministros ricos e os altos funcionários podem se permitir ficar em casa, não as pessoas comuns como nós", acrescentou.
Nova Délhi e sua região metropolitana têm mais de 30 milhões de habitantes e estão regularmente entre os locais de maior contaminação ambiental durante o inverno.
A queda das temperaturas e os ventos mais fracos no inverno (de meados de outubro a janeiro) intensificam a contaminação com a retenção de partículas perigosas.
Em outubro, a Suprema Corte da Índia determinou que o ar limpo é um direito humano fundamental e ordenou que os governos central e estaduais adotem medidas a respeito.
Agence France-Presse é uma agência de notícias francesa, a AFP cobre a atualidade mundial com uma qualidade única de produção multimídia em vídeos, textos, fotos e infográficos em seis línguas.



