Polícia da Itália faz buscas em lojas de luxo em investigação sobre abusos trabalhistas

Várias marcas, incluindo Dolce & Gabbana, Versace e Prada, foram alvo das buscas

Grupo Prada comprou a rival Versace

A polícia italiana realizou buscas por documentos sobre governança e controles da cadeia de suprimentos nas sedes de 13 empresas de moda de luxo, em uma investigação sobre supostos abusos trabalhistas em subcontratadas do setor.

Dolce & Gabbana, Versace, Prada, Adidas Itália, Off-White Operating, Missoni, Ferragamo, Givenchy Itália, Alexander McQueen Itália, Gucci, Yves Saint Laurent, Cris Conf. e Coccinelle receberam ordens para entrega de documentos, segundo a agência de notícias Reuters.

No entanto, nenhuma dessas empresas está sob investigação, e não foi solicitada intervenção judicial em nenhuma delas.

Leia também

Elas foram incluídas na investigação porque, durante dezenas de buscas em oficinas chinesas, foram encontradas peças de vestuário e documentos de subcontratação referentes a elas.

Documentos judiciais apontam que o objetivo da operação é avaliar o grau de envolvimento das 13 empresas na exploração laboral e se os modelos de conformidade e governança delas são adequados para a prevenção de abusos.

As marcas não se posicionaram sobre a investigação.

Cinco grupos de moda de luxo foram colocados sob intervenção judicial nos últimos dois anos.

Formada pela PUC Minas, é repórter da editoria de Mundo na Itatiaia. Antes, passou pelo portal R7, da Record.

Ouvindo...