Belo Horizonte
Itatiaia

Papa Francisco pede quaresma seja ‘tempo de cura’ para católicos

Pela sétima semana, Pontífice não esteve presente no Angelus, oração católica que celebra a Encarnação de Jesus Cristo; Em carta, Papa também pediu pelo fim dos conflitos no mundo

Por
Papa Francisco  • Reprodução | Vatican Media

Em processo de recuperação no Vaticano após passar cinco semanas internado em Roma com uma pneumonia grave, o Papa Francisco pediu para que os católicos vivam a quaresma como um ‘tempo de cura’. A mensagem foi repassada durante a oração do Angelus. Pela sétima vez o pontífice não compareceu à cerimônia para cuidar da saúde.

Na sexta-feira (28), a Santa Sé divulgou que Francisco mostrava ‘pequenas melhoras’ e progresso em sua capacidade de falar.

Aos 88 anos, o Papa Francisco deixou o Hospital Gemelli, em Roma, no último domingo (23), após 38 dias de internação por uma pneumonia bilateral. O líder religioso deve continuar seu processo de recuperação por pelo menos dois meses, com fisioterapias e sem atividades públicas, disseram os médicos.

Pelo fim dos conflitos

O Papa Francisco ofereceu suas orações neste domingo às vítimas dos conflitos na Ucrânia, nos territórios palestinos e em Israel, no Líbano, na República Democrática do Congo e em Mianmar, que foi atingida por um terremoto.

O pontífice também disse que acompanha ‘com preocupação’ a situação no Sudão do Sul, onde os combates entre facções rivais da guerra civil de 2013-2018 se intensificaram nas últimas semanas.

Francisco também pediu a abertura imediata de novas negociações no Sudão, país devastado pela guerra.

O líder católico observou que ‘graças a Deus, também há acontecimentos positivos’ e chamou o recente acordo de fronteira entre o Quirguistão e o Tadjiquistão, considerado essencial para a estabilidade na Ásia Central, de uma ‘excelente conquista diplomática’.

Por

Graduado em jornalismo e pós graduado em Ciência Política. Foi produtor e chefe de redação na Alvorada FM, além de repórter, âncora e apresentador na Bandnews FM. Finalista dos prêmios de jornalismo CDL e Sebrae.