Um contratorpedeiro - um tipo de navio de guerra - japonês que afundou durante uma batalha na Segunda Guerra Mundial foi descoberto no fundo do Oceano Pacífico mais de 80 anos após o naufrágio, anunciou a Ocean Exploration Trust.
O navio, chamado Teruzuki, foi encontrado ainda armado com cargas não utilizadas. A embarcação da Marinha Imperial Japonesa foi localizada por um veículo operado remotamente a mais de 800m abaixo da superfície do oceano, em um local próximo às Ilhas Salomão.
“Apoiado no fundo do mar a mais de 800 metros nas Ilhas Salomão, esta é a primeira vez que alguém vê o Teruzuki desde que ele afundou nas batalhas navais da Segunda Guerra Mundial em Guadalcanal”, disse o Ocean Exploration Trust.
Navio que bateu e causou colapso de ponte nos EUA era comandado por pilotos locais Turista que desapreceu em navio entre Brasil e Europa caiu em alto mar, afirma PF Navio de mais de 130m invade quintal de casa de aposentado na Noruega
Na época, Teruzuki, que significa ‘Lua brilhante’ em janponês, era comandado pelo Contra-Almirante Raizou Tanaka. O líder naval é lembrado por seus ataques perigosas e missões de abastecimento durante a madrugada na guerra.
O Teruzuki foi responsável por afundar diversos navios com o armamento de última geração. Em novembro de 1942, um dois contratorpedeiros foram afundados com tiros de canhão.
Porém, naquele mesmo ano, em dezembro, o Teruzuki foi alvo de lanchas de transporte de suprimentos americanas enquanto tentava proteger um comboio de navios de suprimentos. Ao ser atingido por dois torpedos, o leme do navio foi quebrado. Com isso, o navio ficou inutilizável. A tripulação foi resgatada ou nadou até a costa, mas nove homens morreram com o naufrágio.
O navio foi encontrado no dia 10 de julho. Ele havia sido desmembrado, com a popa e casco separados. As munições, porém, estavam intactas.