Ouvindo...

Irã e Israel trocam acusações sobre violação de cessar-fogo e Trump diz que está ‘descontente’

Momentos após cessar-fogo entrar em vigor ministro israelense, Israel Katz, declarou que Teerã havia disparado mísseis; Trump, anunciou na segunda (23) o cessar-fogo

Da esquerda para a direita, uma foto divulgada pelo site oficial do líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei; o presidente dos EUA, Donald Trump e o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu.

O Irã e Israel voltaram a trocar acusações nesta terça-feira (24) sobre o cessar-fogo anunciado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, nessa segunda-feira (23). Trump acusou Israel e o Irã de violarem o cessar-fogo e disse que acredita que ambos os países “não têm a mínima ideia do que estão fazendo”. Ele declarou, ainda, que o cessar-fogo “está em vigor”.

“Israel não vai atacar o Irã. Todos os aviões vão dar meia-volta e voltar para casa (...) Ninguém será ferido, o cessar-fogo está em vigor!”, afirmou Trump em sua plataforma Truth Social.

Israel afirmou que aceitou a trégua e garantiu que seu Exército cumpriu todos os objetivos da ofensiva, iniciada em 13 de junho, para impedir que Teerã produza armas nucleares, uma ambição negada pelo Irã. Pouco depois, o ministro israelense da Defesa, Israel Katz, denunciou a detecção de dois mísseis iranianos e prometeu que seu país iria “responder com força”.

O Exército iraniano negou o lançamento de mísseis “nas últimas horas” e, em seguida, acusou Israel de ter atacado seu território após o anúncio da trégua.

“Então, não estou contente com eles. Também não estou contente com o Irã. Mas estou realmente descontente por Israel sair (para atacar) esta manhã", enfatizou Trump.

Vale lembrar que, em uma série de mensagens na rede social, Trump anunciou que Israel e Irã haviam concordado com “um CESSAR-FOGO TOTAL e COMPLETO”. Segundo ele, a trégua deveria entrar em vigor por fases a partir de terça-feira, às 0h00 de Washington, com a suspensão das operações por parte do Irã, seguida pelo fim das operações de Israel 12 horas depois.

Horas antes do prazo de cessar-fogo, os dois países trocaram ataques aéreos que provocaram quatro mortes no sul de Israel e nove óbitos no norte do Irã. Pouco depois das 0h00 de Brasília, Trump publicou novamente em sua rede social que “O CESSAR-FOGO JÁ ESTÁ EM VIGOR”. “POR FAVOR, NÃO O VIOLEM!”.

Na manhã de hoje, o presidente americano voltou a publicar uma mensagem, direcionada a Israel. “Israel, não lancem estas bombas”, afirmou Trump na Truth Social. “Se fizerem, é uma grande violação. Tragam seus pilotos para casa, agora!”.

Governo de Israel diz que cumpriu objetivos

O governo israelense foi o primeiro a aceitar oficialmente o cessar-fogo de Donald Trump e afirmou ter “eliminado uma dupla ameaça existencial imediata: nuclear e balística” por parte de Teerã. “Israel reagirá com força contra qualquer violação do cessar-fogo”, acrescentou o texto publicado após o anúncio de Trump.

Embora o Irã não tenha confirmado oficialmente o cessar-fogo, o Conselho de Segurança Nacional do país divulgou um comunicado no qual cita “uma vitória que forçou o inimigo a se arrepender, aceitar a derrota e cessar unilateralmente sua agressão”. Quem também se pronunciou foi a China, que fez um apelo para que Irã e Israel busquem “uma solução política para o conflito”. Arábia Saudita, Rússia e União Europeia celebraram o anúncio de um cessar-fogo.

Imprensa iraniana relata explosões no norte do país

A imprensa iraniana noticiou no norte do Irã na tarde (horário local), na manhã desta terça-feira (24), após o anúncio do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de uma violação por Irã e Israel do cessar-fogo que deveria ter entrado em vigor.

Os jornais Etemad e Ham Mihan noticiaram “sons de explosões” e a ativação de sistemas de defesa aérea em Babol e Babolsar, duas cidades localizadas a mais de 200 quilômetros a nordeste de Teerã, perto do Mar Cáspio. A origem das explosões até o momento não foi confirmada.

Leia também

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), já trabalhou na Record TV e na Rede Minas. Atualmente é repórter multimídia e apresenta o ‘Tá Sabendo’ no Instagram da Itatiaia.