Irã diz que violações dos EUA ao cessar-fogo dificultam a diplomacia
O chanceler iraniano afirmou ao seu homólogo paquistanês que o Irã levará em conta todos os aspectos da questão para decidir como proceder diante da “queda de braço”

O ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araqchi, disse nesta segunda-feira (20) que as "contínuas violações do cessar-fogo" por parte dos Estados Unidos são um obstáculo para dar continuidade ao processo diplomático. A declaração do chanceler foi dada ao seu homólogo paquistanês, Ishaq Dar.
Segundo o comunicado do ministério, Araqchi afirmou, durante uma ligação telefônica, que o Irã levará em conta todos os aspectos da questão para decidir como proceder.
O Irã teria reiterado o papel de "bons ofícios e mediação" do Paquistão nas negociações do cessar-fogo com os EUA, mas citou "ameaças e agressões" por parte da Casa Branca contra navios comerciais iranianos.
A queda de braço entre os dois países parece estar longe do fim, segundo também indica o presidente Trump. No último domingo (19), o republicano ameaçou a infraestrutura energética iraniana, citando também um possível ataque às pontes do território, o que poderia dificultar o tráfego e a circulação de pessoas e veículos.
Nas redes sociais, Trump disse que o acordo oferecido pelos Estados Unidos ao Irã é "muito justo e razoável". Ele afirmou que representantes da Casa Branca iriam ao Paquistão para dar início a uma nova rodada de negociações nesta segunda.
As tensões voltaram a crescer no entorno do Estreito de Ormuz neste sábado (18), após o Irã reverter a decisão de fechar a passagem para navios petroleiros durante uma trégua anunciada na sexta-feira (17).
O estreito é uma das principais vias marítimas para o comércio internacional de petróleo. Esse bloqueio afeta diretamente os preços das commodities, fazendo os valores dispararem.
Como retaliação, os EUA deram início a um bloqueio naval no Golfo de Omã e no Mar Arábico na segunda-feira (13), interrompendo também o fluxo de navios do Irã na região.
De acordo com as autoridades iranianas, o bloqueio imposto pela Casa Branca também é considerado uma violação do cessar-fogo.
O governo do Irã passou a defender que sua atuação no estreito inclui a cobrança de custos ligados à segurança, à proteção ambiental e à operação da rota, o que foi chamado por Trump de "chantagem".
Nesta segunda-feira, mais cedo, Trump disse que o cessar-fogo com o Irã irá terminar na quarta-feira (22), considerando ser "altamente improvável" que ele seja estendido caso não seja feito um acordo com as autoridades iranianas.
Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais, com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia, já foi produtora de programas da grade e repórter da Central de Trânsito Itatiaia Emive.



