Autoridades da Índia divulgaram na semana passada um relatório preliminar sobre a queda de um avião na Índia. O documento levanta questões sobre o ocorrido e
Um relatório prévio do AAIB, órgão que realiza investigações aéreas na Índia, mostrou que houve uma confusão na cabine de comando pouco antes da queda. Porém, Campbell Wilson, presidente-executivo da Air India, pediu que o público evite tirar conclusões prematuras.
“O relatório preliminar não identificou nenhuma causa nem fez nenhuma recomendação, portanto, peço a todos que evitem tirar conclusões prematuras, pois a investigação está longe de terminar”, disse ele, segundo a agência Reuters.
Não foram apontadas falhas mecânicas na investigação preliminar e toda a manutenção havia sido realizada.
Interruptor de corte de combustível foi acionado
Segundo informações obtidas pela CNN, os
De acordo com o relatório, a aeronave atingia cerca de 180 nós quando os interruptores de corte de combustível de ambos os motores foram “transferidos da posição ‘run’ para ‘cut off’” com apenas um segundo de intervalo entre eles. Nas gravações, um dos pilotos questiona o outro sobre o corte de combustível. Imagens captadas pelo aeroporto mostram a ativação da turbina Ram Air — um sistema de energia de emergência — durante a subida inicial.
O avião começou a perder altitude antes mesmo de cruzar o muro do perímetro do aeroporto. Pouco depois, os interruptores de combustível foram reposicionados corretamente e os motores tentavam ser religados, mas o impacto ocorreu nesse momento. Segundos antes da queda, um dos pilotos emitiu um chamado de emergência: “MAYDAY MAYDAY MAYDAY”. O controlador chegou a pedir o indicativo da aeronave, mas não obteve resposta e observou a queda à distância.
Relembre
O avião, modelo Boeing 787 Dreamliner havia saído de