Hamas entrega outros dois corpos de reféns, que são identificados por Israel
O grupo palestino afirmou, nesta quarta-feira (16), que esses são os últimos corpos a serem entregues; os demais 'exigem esforços' para busca

O Hamas entregou, nesta quarta-feira (16), dois corpos de reféns da guerra, como parte do acordo com Israel para cessar-fogo em Gaza. Esses são os últimos corpos que o grupo conseguiu alcançar, já os demais "exigem esforços significativos e equipamentos especiais para busca e recuperação".
Os reféns foram identificados como Inbar Hayman, uma mulher de 27 anos, e Muhammad Al-Atrash, de 39 anos.
Inbar Hayman era escritora e artista, conhecida no mundo do grafite pelo apelido "Rosa", em referência à sua cor favorita. Ela foi assassinada no dia sete de outubro de 2023, no festival de música Nova, e seu corpo foi levado para Gaza.
Outros reféns entregues
No total, o Hamas entregou nove corpos de 28 reféns mortos. O grupo afirmou que "cumpriu o acordo" e entregou todos os prisioneiros vivos e "quaisquer corpos que conseguiu alcançar". Já os corpos restantes, segundo o comunicado, "exigem esforços significativos e equipamentos especiais para busca e recuperação".
Na noite de terça (14), o Hamas entregou mais quatro caixões com reféns mortos, que foram encaminhados para o Instituto Nacional de Medicina Legal para procedimentos de identificação, que verificaram que um dos corpos não era de um refém.
Os outros três corpos eram de reféns, que foram identificados como Uriel Baruch, de 35 anos, Sargento Tamir Nimrodi, de 18 anos, e Eitan Levi, de 53 anos.
Os outros quatro reféns entregues na segunda-feira (13) também foram identificados como Daniel Peretz, de 22 anos, Yossi Sharabi, de 53, Guy Iluz, de 26, e Bipin Joshi, de 24.
Acordo e liberação de reféns
Todos os 20 reféns vivos que estavam em Gaza foram libertos do cativeiro do Hamas nesta segunda-feira (13), após um acordo de paz proposto por Trump, e devolvidos a Israel após dois anos de guerra. Em troca, Israel libertou mais de 2 mil prisioneiros palestinos.
O Hamas tinha 48 reféns israelenses, sendo 20 vivos e 28 mortos. Até o momento, nove dos 28 corpos foram entregues.
Os corpos de 24 reféns falecidos permanecem em Gaza, mas devem ser devolvidos pelo Hamas, de acordo com os termos do acordo de cessar-fogo mediado pelos EUA. Os reféns haviam sido sequestrados pelo Hamas durante os ataques de 7 de outubro de 2023.
- Leia mais:
- Gaza: passagem de Rafah permanece fechada em meio a disputa sobre corpos dos reféns
- Trump diz que os EUA ‘vão desarmar o Hamas’ se o grupo não colaborar
- Trump exige que Hamas entregue corpos dos reféns na Faixa de Gaza
- Palestinos celebram chegada de primeiros prisioneiros libertados em Gaza
- Trump assina acordo de cessar-fogo em Gaza em Cúpula de Paz no Egito
- Trump é vaiado e interrompido por parlamentares de esquerda durante discurso em Israel; veja vídeo
- Em discurso em Israel, Trump diz estar pronto para acordo de paz com o Irã
- Donald Trump critica Joe Biden e cita Barack Obama em Israel: ‘Não fizeram nada’
- Trump cita Hillary Clinton durante discurso em Israel e manda recado: ‘Nós vamos vencer’
- Trump diz que ‘venceu oito guerras em oito meses’ após libertação de reféns em Israel
- Prisioneiros palestinos deixam penitenciária de Israel após libertação de reféns do Hamas
- ‘Fim do terror e da morte': Trump recebe honraria máxima de Israel após libertação de reféns
- Em meio ao acordo de paz, Hamas prende e espanca ‘informantes’ em Gaza
- Veja o momento em que reféns libertados pelo Hamas se encontram com familiares
- Netanyahu diz que Trump é o ‘maior amigo de Israel’ após libertação dos últimos reféns do Hamas
- Israel divulga as primeiras imagens de reféns libertados pelo Hamas
- ‘Bem-vindos de volta!’, diz Benjamin Netanyahu em carta a reféns libertados pelo Hamas
Formada pela PUC Minas, Maria Fernanda Ramos é repórter das editorias Minas Gerais, Brasil e Mundo na Itatiaia. Antes, passou pelo portal R7, da Record.



