Pelo menos 32 pessoas morreram e outras 64 ficaram feridas após uma grua cair sobre um trem de passageiros na Tailândia às 9h desta quarta-feira (14), horário local, às 23h de terça-feira (13), (horário de Brasília). Segundo autoridades locais, as buscas seguem e o número de vítimas pode subir no decorrer do dia com o avanço do resgate.
O equipamento era utilizado nas obras de um projeto ferroviário para a “nova rota da seda” apoiado pela China. A queda provocou o descarrilamento do trem que circulava entre a capital, Bangkok, e a província de Ubon Ratchathani, no Nordeste do país. Moradores da região afirmaram ouvir “um grande estrondo seguido de duas explosões”.
“Quando fui ver o que havia acontecido, encontrei a grua sobre um trem de passageiros de três vagões. O metal da grua parecia ter partido o segundo vagão ao meio”, declarou Nakhon Ratchasima, homem de 54 anos morador da região, à agência France-Presse,
O Ministério da Saúde disse que entre as 64 pessoas hospitalizadas, sete delas estão em estado grave. “Uma grua desabou sobre um trem, que descarrilou e pegou fogo”, indicaram as autoridades da província em nota.
O ministro dos Transportes da Tailândia, Phiphat Ratchakitprakarn, afirmou que 195 pessoas estavam a bordo. As operações de resgate foram interrompidas temporariamente devido a um “vazamento de produtos químicos”, informou a polícia local, sem mencionar a origem.
“Esse tipo de acidente ocorre com muita frequência”, lamentou o primeiro-ministro tailandês, Anutin Charnvirakul. “Precisamos identificar a causa imediatamente. Os responsáveis terão que prestar contas”, acrescentou.
A empresa Italian-Thai Development, responsável pela construção da via, anunciou em nota que assumirá “a responsabilidade de indenizar as famílias das vítimas e de cobrir as despesas médicas dos feridos”.
*Com informações da AFP
(Sob supervisão de Alex Araújo)