Belo Horizonte
Itatiaia

Greve de pilotos da Lufthansa causa cancelamento de voos para o Brasil

Metade dos voos de longa distância e cerca de 60% dos voos de curta distância foram cancelados nos dois primeiros dias da paralisação

Por
Aeronave Lufthansa • Divulgação/Lufthansa

Uma greve de pilotos da companhia aérea Lufthansa causou o cancelamento de vários voos nesta terça-feira (14). A paralisação segue até quinta-feira (16), e os trabalhadores pedem melhores salários e aposentadorias.

Segundo a emissora alemã Deutsche Welle, a greve afetou até mesmo voos para São Paulo e Rio de Janeiro. No aeroporto de Frankfurt, principal hub na Alemanha, suspendeu ao menos dois voos para o país e houve alguns atraso, segundo o site do aeroporto. Voos do Brasil para Frankfurt também foram cancelados.

Em nota, o RIOgaleão informou a previsão de chegada e partida de voos para Frankfurt nesta terça-feira (14) está mantida. O Aeroporto de Guarulhos não retornou aos questionamentos da reportagem.

No total, foram mais de 570 voos cancelados em Frankfurt, segundo um porta-voz do aeroporto.

Metade dos voos de longa distância e cerca de 60% dos voos de curta distância foram cancelados nos dois primeiros dias da paralisação, segundo a agência de notícias AFP.

As subsidiárias CityLine e Eurowings também participam da paralisação.

O presidente do sindicato dos pilotos Vereinigung Cockpit (VC) afirmou que a direção da Lufthansa "não demonstrou uma vontade concreta de encontrar uma solução durante as diversas rodadas de negociações".

"Embora tenhamos deliberadamente evitado qualquer greve durante o feriado da Páscoa, nenhuma proposta séria foi apresentada", acrescentou.

Um porta-voz da empresa disse no sábado (11) que a ação sindical tem reivindicações "absurdas e irrealistas".

A tripulação de cabine da Lufthansa também entrou em greve na última sexta-feira (10), causando cancelamento de cerca de 90% dos voos da companhia e da CityLine.

Uma outra greve de pilotos da companhia foi feita em março.

Por

Formada pela PUC Minas, Maria Fernanda Ramos é repórter das editorias Minas Gerais, Brasil e Mundo na Itatiaia. Antes, passou pelo portal R7, da Record.