Ouvindo...

Enchentes no Texas: mortes chegam a 108; mais chuvas são esperadas

O Condado de Kerr foi o mais afetado, com 87 vítimas, segundo o xerife Larry Leitha.

Enchentes no Texas

Ao menos 108 pessoas morreram devido às chuvas torrenciais no Texas, que causaram inundações em diversas regiões do estado. O número foi atualizado nesta terça-feira (8). O esperado é que ocorram mais chuvas.

O Condado de Kerr foi o mais afetado, com 87 vítimas, segundo o xerife Larry Leitha.

Entre os mortos estão 27 meninas e monitoras que estavam no Acampamento Mystic, à beira do rio Guadalupe, que teve uma alta repentina.

“Até o momento, cinco campistas do Camp Mystic e uma monitora continuam desaparecidas”, acrescentou Leitha.

Operações de busca e resgate com helicópteros, drones e cães foram extremamente difíceis devido à água e à lama, disse Ben Baker, dos guardas florestais do Texas, à AFP.

“Quando tentamos realizar esses resgates, essas grandes pilhas de destroços podem ser muito obstrutivas, e adentrar nelas é muito perigoso”, disse Baker.

"É extremamente perigoso e leva muito tempo. É um trabalho sujo, a água ainda está lá", acrescentou. Ele pediu uma atenção especial ao estado psicológico dos socorristas.

Em Hunt, socorristas foram vistos revistando montanhas de destroços com helicópteros sobrevoando a área. A esperança de encontrar sobreviventes parece cada vez mais remota.

As autoridades alertaram que, com a previsão de mais chuvas intensas, os trabalhos de recuperação se tornariam ainda mais difíceis.

“Recebemos alguns relatos sobre a possível chegada de mais água, o que obviamente afetará os esforços de busca e resgate”, disse Baker.

Jornalista formada pela PUC Minas. Mineira, apaixonada por esportes, música e entretenimento. Antes da Itatiaia, passou pelo portal R7, da Record.