‘Boa Noite, Cinderela’: Portugal julga brasileiro acusado de matar jovem que denunciou golpe

Mateus Machado será julgado pela morte de Manuel Gonçalves, de 19 anos, ocorrida em abril de 2024

Mateus Machado será julgado em Braga pela morte de Manuel Gonçalves, de 19 anos, ocorrida em abril de 2024

O brasileiro Mateus Machado será julgado em Portugal pela morte do jovem português Manuel Gonçalves, de 19 anos, ocorrida no início de abril de 2024, na cidade de Braga. O julgamento está marcado para começar no dia 26 de janeiro, no Tribunal de Braga.

Leia também

Mateus tem 24 anos e está em prisão preventiva há cerca de oito meses. Ele é acusado de ter desferido três facadas em Manuel, conhecido como Manu na cidade. O crime ocorreu do lado de fora do Acadêmico, bar universitário da cidade.

Segundo as investigações, Manu teria alertado seguranças do estabelecimento ao perceber que um grupo estaria colocando substâncias nas bebidas de mulheres. A prática é conhecida como “boa noite, Cinderela” e, em Portugal, recebe o nome de “minanço”.

O alerta teria provocado uma confusão fora do bar Acadêmico. Durante o confronto, Mateus teria atacado o jovem com uma faca.

O brasileiro confessou o crime, mas alegou ter agido em legítima defesa. Ainda assim, foi acusado pelo Ministério Público de homicídio qualificado.

De acordo com informações divulgadas à época por portais de notícias, Mateus já havia sido condenado anteriormente nos Estados Unidos pelo crime de assalto.

A reportagem também aponta que ele tentou obter autorização de residência em Portugal, mas teve o pedido negado pela Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA).

Mateus teria manifestado intenção de recorrer da decisão, mas não apresentou o recurso dentro do prazo. Com isso, deveria receber uma notificação para deixar o país de forma voluntária.

Com agências

(Sob supervisão de Edu Oliveira)

Izabella Gomes é estudante de Jornalismo na PUC Minas e estagiária na Itatiaia. Atua como repórter no jornalismo digital, com foco nas editorias de Cidades, Brasil e Mundo.

Ouvindo...